Palestra sobre direitos encerra I Semana da Mulher da Escola Técnica de Saúde da UFPB

Durante toda esta semana, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu ações em benefício da saúde e cidadania da mulher.

A I Semana da Mulher trouxe para a comunidade acadêmica ciclo de palestras educativas dentro e fora das salas de aula que foram realizada por estudantes e professores, além de concurso de redação, espaço de beleza, realização de exames preventivos e aula de dança.

Para o encerramento da Semana, a organização do encontro convidou a deputada estadual Estela Bezerra para palestrar sobre os direitos da mulher. Para a deputada “é importante que os profissionais da área de saúde durante um atendimento saiba não só como tratar o problema de saúde em si da mulher, mas que consiga identificar o fato social pelo qual ela passa, como por exemplo, um ferimento resultado de um agressão do companheiro, e possa ajudar essa paciente com orientações.”

Outro ponto abordado durante a palestra foi a participação política da mulher.

Para a diretora geral da Escola Técnica de Saúde, Ismênia Soares, a realização desse evento é importante para chamar a atenção da mulher em relação à saúde e para resgatar os direitos femininos. “É necessário mostrar às mulheres da UFPB, que assumem geralmente vários papéis, muitas vezes por necessidade, que elas podem e devem se cuidar. Além disso, mostramos e continuaremos a mostrar aos nossos alunos a importância e a diferença que essas mulheres fazem na sociedade”, disse a diretora.

Ascom UFPB - Débora Freire