Show de jazz na UFPB marca o mês da Francofonia 2015

ImprimirImprimir

O mês da Francofonia está sendo celebrado em João Pessoa com uma série de atividades promovidas pela Aliança Francesa de João Pessoa com apoio da Região Martinique e do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A programação prossegue nesta quarta-feira (18), às 20h, na Sala de Concertos Radegundes Feitosa, Campus I, em João Pessoa, com o show do trio de jazz caribenho Maher Beauroy.

 

Além do pianista Maher Beauroy, o trio que leva seu nome é composto também por Michel Alibo, baixista que agrega ritmos latinos, caribenhos e africanos ao Jazz e que vem desenvolvendo sua carreira musical desde aos dezesseis anos. O outro integrante, Daniel Dantin, é baterista e percussionista que se formou no conservatório de Havana, em Cuba, cuja música é característica dos ritmos caribenhos. Os músicos são originários da Martinica.

 

Além desses eventos, o mês da Francofonia encerra-se nesta quinta-feira (20) com uma viagem gastronômica, um convite a uma verdadeira viagem que a França oferece ao mundo: reunir mais de 1 500 chefs de cinco continentes que se beneficiarão dos pontos fortes da gastronomia francesa para expressar seu talento através de 1500 menus.

 

Esta celebração da gastronomia francesa terá em João Pessoa o toque do chef Onildo Rocha. Os chefes foram selecionados por um júri presidido pelo chef francês Alain Ducasse. Na ocasião, eles convidam o público a compartilhar um « jantar francês ». Em João Pessoa o jantar será franco-paraibano trazendo o melhor das nossas tradições. Goût de / Good France é uma iniciativa de Alain Ducasse e do Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional.

 

O que é Francofonia?

 

A palavra francofonia apareceu pela primeira vez em 1880, quando o geógrafo francês Onesime Reclus utilizou o termo para se referir a todas as pessoas e os países de língua francesa. Entretanto, a escrita varia de acordo com o sentido da palavra. A união entre os países da organização, porém, não se limita ao idioma em comum, mas compartilha também os valores humanistas disseminados pela língua.

 

Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma comunidade de 57 Estados que fazem parte deste grupo. A união entre os países, porém, não se limita ao idioma em comum, mas compartilha também os valores humanistas disseminados pela língua francesa. Assim, a organização promove a língua francesa, a diversidade cultural e linguística, a paz, a democracia e os direitos humanos e promove a cooperação para o desenvolvimento sustentável. O dia 20 de março é internacionalmente reconhecido como Dia da Francofonia.

 

Toda a programação pode ser conferida no site. Mais informações na página: http://www.afjoaopessoa.com.br

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: