Projeto de Educação Ambiental abre vagas para voluntários

Professores, funcionários e estudantes da UFPB  podem se inscrever por correio eletrônico, enviando nome completo, horários disponíveis, entre outros dados

Alunos regularmente matriculados nos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professores e funcionários poderão se cadastrar para vagas de seleção de voluntários do Projeto de Educação Ambiental – Coletiva Seletiva.

Idealizado pelo professor Joácio Morais, dos Departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental do Centro de Tecnologia (CT-UFPB), a seleção para voluntários do referido projeto será feita pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade, e os escolhidos além de adquirir experiências importantes no setor, ainda receberão certificados de participação como Voluntários no Projeto.

A respeito do tema, conversamos com Marlyne Juliana, estudante de Engenharia Ambiental da UFPB, uma das coordenadoras do Projeto.

AN - Quando começaram e até que dia vão as inscrições aos interessados?

MJ- O projeto começou em março e será permanente, então as inscrições podem ser feitas a todo momento.

AN- Quem pode se inscrever e como deve fazer para se inscrever?

MJ- Todos podem ser voluntários: professores, alunos, funcionários e usuários da UFPB. Para se inscrever basta mandar para o email comissaoderesiduos@hotmail.comnome completo, curso/período/turno, telefone/email e horários disponíveis para trabalho.

AN- Quantas vagas estão sendo oferecidas?

MJ– Na verdade não existe um limite mínimo nem máximo, isto é, todos podem ser voluntários. Precisamos de muita ajuda.

AN- Que tipo de trabalho será desenvolvido pelos voluntários?

MJ- Desde a divulgação nas lanchonetes, xerox e salas de professores, até o monitoramento e conscientização de todos os usuários.

AN- Quando foi criado o Projeto de Educação Ambiental – Coleta Seletiva na UFPB?

MJ- Foi implantando em março de 201.1

AN- Que resultados já foram obtidos?

MJ- Aquisição de novos coletores, diminuição da poluição visual (minilixões), reciclagem de 25.000 quilos de material reciclável e 59.000 quilos de bens inservíveis (antigos equipamentos do patrimônio), e aumento da renda dos associados da associação acordo verde.

AN - Quantas pessoas estão envolvidas nesse Projeto?

MJ– São 13 alunos membros da comissão, 50 alunos voluntários, os agentes de limpeza da UFPB e a Associação Acordo Verde.

De acordo com Marlyne Juliana, os interessados na seleção de vagas para voluntários devem enviar e-mail de inscrição para comissaoderesiduos@hotmail.com, contendo nome completo, telefone, e-mail, curso, turno e período.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 8727-9346 com o professor Joácio Morais.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira