Artes Visuais e Momento Atual é o tema de Aula Inaugural

O Departamento de Artes Visuais do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DAV/CCTA/UFPB) realiza nesta sexta-feira (10), a Aula Inaugural do Semestre letivo 2015.1. Será às 16h, no auditório 412, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I em João Pessoa.

A aula será proferida pela professora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa da Universidade de São Paulo (USP) e Mackenzie de São Paulo e vai abordar o tema “As Artes Visuais e o Momento Atual”.

Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Carioca de nascimento, criada em Pernambuco desde menina, é graduada em Direito, carreira que abandonou logo após a formatura.

É a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutorado em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston. É professora visitante da The Ohio State University, nos EUA.

Autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área é a principal referência em arte-educação no Brasil nos dias de hoje.

Em  1987 desenvolveu, com apoio em sua Proposta Triangular ou Abordagem Triangular (também chamada erroneamente de Metodologia Triangular), o primeiro programa educativo do gênero, à frente do MAC-USP. Hoje ainda é a base da maioria dos programas em  arte-educação no Brasil.

Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria