Professora da UFPB lança livro sobre a História da beleza negra no Brasil

A professora doutora de Linguística e Língua Portuguesa da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Amanda Batista Braga, lançou o livro História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas. A obra é uma publicação da Editora da Universidade Federal de São Carlos – SP (Edufscar), primeira edição e 273 páginas. O livro está à venda no site da editora (http://www.editora.ufscar.br/ ) ao preço de R$ 39,00.

O livro é fruto de sua Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba como parte dos requisitos para obtenção do Título de Doutor em Letras intitulada Retratos em Branco e Preto: Discursos, Corpos e Imagens em uma História da Beleza Negra no Brasil em 2013.

A obra empreende uma análise discursiva sobre os conceitos de beleza negra na história do Brasil: uma leitura dos signos da estética negra numa perspectiva histórica. Da beleza castigada pela escravidão, passando pelo alinhamento moral oferecido pelo século XX, até chegar à pluralidade que o atual momento lhe concede. O livro rastreia a emergência de pistas que refletem um conceito estético atribuído ao corpo negro, bem como o modo como essas pistas vão assumindo novas verdades na dispersão do tempo histórico. Trata-se, portanto, do desejo de revelar mais sobre a forma como historicamente se leu os signos da beleza negra, fazendo vir à tona um enredo que envolve memórias, exclusões e retomadas.

Sobre a autora

A escritora Amanda Batista Braga é Professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa Análise do Discurso de linha francesa com ênfase nos seguintes temas: discurso, imagem, semiologia e relações raciais. A professora Amanda Batista Braga é filha dos sousenses, engenheiro civil Aredemil Braga e da enfermeira da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Irismar Batista Braga.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)