Professor de Departamento de Música da UFPB recebe Prêmio Latino-Americano de Composição

Marcílio Onofre, professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, acaba de ser contemplado com o Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli. O concurso foi promovido pelo Projeto Música de Agora na Bahia (MAB), e a escolha vencedor aconteceu mediante análise de portfolio composicional. Um júri formado por compositores de destaque no Brasil e no exterior contemplou o professor Marcílio Onofre em 1º lugar.

Concorreram ao prêmio 30 compositores de toda América Latina e, no total, foram enviadas mais de 90 obras. Como parte do prêmio Marcílio escreverá uma nova obra para o grupo Camará Ensemble; conjunto dedicado ao fomento e performance de música contemporânea em Salvador (BA), e também trabalhará com o grupo através de uma residência artística na capital baiana. Essa nova obra será estreada durante o Seminário em Música Contemporânea do MAB, em novembro de 2015.

Marcílio Onofre é compositor, pianista e pesquisador, professor Adjunto da UFPB e membro do Laboratório de Composição Musical (Compomus). É Bacharel em Música (piano) pela UFPB e Mestre em composição pela mesma instituição, sob a orientação do compositor Dr. Eli-Eri Moura. Possui Artist Diploma em composição pela Akademia Muzyczna w Krakowie (Cracóvia/Polônia), sob a orientação do compositor Krzysztof Penderecki, com bolsa concedida pelo Mozarteum Brasileiro. Sua produção musical inclui peças para diversas formações instrumentais e sua obra tem sido apresentada em diversos concertos e festivais no Brasil e também no exterior por grupos como: Arditti String Quartet, Nouvel Ensemble Moderne, Mivos Quartet, Grupo Sonantis, Sexteto Brassil.

Marcílio Onofre foi premiado em diversos concursos como: VII Concorso Internazionale di Strumenti per Composizione Soloista (Itália), 2010 DuoSolo Emerging Composer Competition (EUA), 6th SCCM New Composition (China), Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri e Prêmio "Música Clássica" da Fundação Nacional das Artes - Funarte.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ CCTA