Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB recebe audiência do Universidade Participativa

O Universidade Participativa (UP), programa que discute com a comunidade acadêmica questões relativas a projetos, obras, serviços e orçamento, além de realizar prestação de contas sobre o que foi feito, iniciou as atividades deste ano no auditório do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Campus I da UFPB.

Essa primeira audiência contou com a presença da reitora Margareth Diniz, de pró-reitores, do vice-diretor do CEAR, Cleonilson Protásio, o coordenador do Universidade Participativa, Gustavo Tavares, professores  e estudantes.

Durante a audiência foi realizado um levantamento das demandas do Centro com a participação dos professores e alunos, além de uma avaliação sobre o que de fato foi feito no CEAR desde a última reunião do Universidade Participativa há um ano.

Segundo a reitora Margareth Diniz, a administração têm investido no CEAR angariando cada vez mais recursos para que a infraestrutura do Centro melhore ainda mais. Uma das conquistas foi a verba conseguida para a urbanização de todo o entorno do CEAR. “Esse foi um dos pontos mais reivindicados no nosso último encontro em 2014 e hoje já temos o recurso disponível para concretizar esse projeto. A prefeitura universitária já está providenciando as licenças necessárias para dar início à obra que deve começar em breve”, disse a reitora.

A professora Margareth ainda falou sobre a importância que o trabalho da administração central fez para que o repasse dos recursos para os Centros se desse de forma democrática e que cada um deles decida como melhor usar esses recursos.

Para o professor Cleonilson Protásio, é importante que esses investimentos sejam feitos no CEAR, que é um Centro de referência no país, possuindo quase 95% de professores doutores, e que tem um potencial enorme de desenvolver ainda mais projetos e pesquisas.

Gustavo Tavares, que coordenador o UP, aproveitou o encontro para lembrar que o Universidade Participativa “não é um projeto orçamentário, mas um projeto para aproximar a reitoria da realidade de cada centro e assim tentar buscar soluções mais rápidas para as necessidades e problemas que existam.” Ele ainda ressaltou a importância da participação da comunidade acadêmica no preenchimento das fichas  disponíveis nas secretarias dos Centros, para que as demandas possam ser conhecidas pela administração central. Ainda de acordo com o coordenador, quem quiser ainda pode enviar sugestões e reclamações através da página da UFPB, no menu REUNI.

Abaixo segue o calendário de audiências do Universidade Participativa para o mês de abril:

22/4/2015 - 14h - 4ª feira - CCHSA - Auditório do Centro

28/4/2015 - 9h - 3ª feira - CCHLA - Auditório 411 do Centro