Congressos de terapia comunitária discutem violência e dependência

Acontecerá na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG), de 16 a 19 de setembro, o VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Os estudantes e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já podem se inscrever para os eventos.

Os congressos, que têm como tema “A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento da Violência, Dependência e Estresse”, constituem um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências dos Terapeutas Comunitários de todos os países que a desenvolve. Estão abertos, a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer e aprofundar seus estudos e ou pesquisas sobre o tema.

Promovido pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM), os congressos são organizados pelos Polos Formadores em TCI de Minas Gerais: MISC Minas, MISC dos Vales, Afinando a Vida e Caifcom/Sul de Minas, com o apoio dos demais Polos Formadores e Polos de Cuidado do Brasil.

A proposta dos trabalhos será dentro de cinco eixos principais:
- A TCI na promoção da inclusão social;
- A TCI na construção de vínculos solidários;
- A TCI na promoção dos direitos humanos;
- A TCI no enfrentamento das dependências e no cuidado de si;
- A TCI na redução do estresse na escola, na saúde e no trabalho.

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um sistema terapêutico criado pelo professor de Medicina Social, da Universidade Federal do Ceará, doutor em Psiquiatria e Antropologia, Adalberto de Paula Barreto.

Esse sistema terapêutico permeia os múltiplos aspectos da construção social: econômico, educacional, político, saúde e tem como objetivos: valorizar e reforçar o papel do indivíduo, da família e da rede de relações para que possam descobrir seus valores, suas potencialidades, tornando-se mais autônomos e menos dependentes; favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de exclusão dos indivíduos e das famílias por meio da restauração e fortalecimento dos vínculos sociais e de encaminhamentos socioeconômico-educacionais; melhorar a comunicação entre as diferentes formas de saberes:  “saber popular”, “saber científico” e “saber político”; intervir nos determinantes sociais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em especial na redução do estresse e das dependências.

As inscrições serão feitas exclusivamente através do sistema disponibilizado na página: http://congressotci2015.com.br/, com pagamento através de boleto bancário.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria