Projeto estuda preservação e acesso aos bens do patrimônio afro-brasileiro

Equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) estão participando do desenvolvimento do projeto “Do Buraco ao Mundo”. A iniciativa faz parte de Edital referente a preservação e acesso aos bens do patrimônio afro-brasileiro, lançado no ano de 2013 (iniciando em 2014), através de iniciativa conjunta do MINC, UFPE, Fundação Joaquim Nabuco e Rede Memorial. Prevê a acessibilidade da sociedade civil a esse patrimônio, através de plataformas digitais.

Esta proposta procura abordar a comunidade Tiririca dos Crioulos, respeitando (e reforçando) a sua autonomia, em uma busca participativa no inventário dos seus bens de patrimônio cultural. Localizada na base da Serra do Arapuá, a Tiririca dos Crioulos possui a particularidade de ser um “quilombo-indígena”, categoria nativa apropriada, em 2010, pelos “negros da Tiririca”, em função de seu parentesco com os atuais indígenas Pankará. Está localizada no município de Carnaubeira da Penha, sertão de Itaparica (sexto município mais pobre de Pernambuco, com IDH de 0,537), possuindo uma população de 196 pessoas correspondendo a 46 famílias. Devido a sua distância da capital do Estado (Recife), bem como o histórico processo de marginalização e preconceito dessa população, a noção de “buraco” emerge do discurso de uma das lideranças, cuja frase intitula o projeto.

As metodologias que são abordadas buscam o processo de formação desses indivíduos, incitando-os a narrarem as suas histórias. Propicia atividades respaldadas em metodologias de Arte⁄Educação; conceitos de Museologia, através de um "diagnóstico museológico-participativo"; produção e sistematização de textos; técnicas para captura de fotos e vídeos.

A sistematização das informações obtidas será disponibilizada em plataformas digitais, em formato de “blog” e arquivo digital (PDF). Produto este que será distribuído na escola quilombola, nas escolas do município de Carnaubeira da Penha e nas escolas indígenas do município, usadas, consequentemente, como material didático.

Mais informações na página https://www.facebook.com/doburacoaomundo?ref=aymt_homepage_panel.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria