Universidade Participativa 2015 chega ao Centro de Ciências Humanas da UFPB em João Pessoa

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) do Campus I da UFPB recebeu o Universidade Participativa (UP) 2015, programa que discute com a comunidade acadêmica as necessidades do Centro e como melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

A audiência contou com as presença da reitora Margareth Diniz, de pró-reitores, da diretora do CCHLA, Mônica Nóbrega, do vice-diretor do Centro, Rodrigo Freire, do prefeito da universidade, Jandir Santana, do coordenador do Universidade Participativa, Gustavo Tavares, além de servidores e estudantes.

O encontro teve início com uma breve exposição do professor Gustavo Tavares que fez um balanço das demandas do Centro, a partir do que coletado pela equipe do UP, e uma prestação de contas sobre o que foi realizado no CCHLA desde a última reunião do Universidade Participativa há cerca de um ano.

Gustavo Tavares aproveitou o momento para reforçar a importância da participação da comunidade acadêmica no preenchimento das fichas de demandas impressas que ficam disponíveis na secretaria de cada Centro. “Elas são essenciais para que nós possamos passar para a administração o que cada Centro precisa. E para garantir ainda mais facilidade nessa participação, nós disponibilizamos uma ficha on line, que pode ser acessada no site da UFPB, no menu Universidade Participativa.” Ainda segundo ele, é importante que sejam elencadas apenas três demandas para que as dificuldades mais urgentes sejam sanadas, já que a universidade não tem condições de atender todas as necessidades de uma vez só.

Já em sua fala a reitora Margareth Diniz apresentou o orçamento que o CCHLA recebe a partir de três fontes: matriz orçamentária, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Universidade Participativa.  A reitora ainda ressaltou a importância que o trabalho da administração central fez para que o repasse desses recursos para os Centros se desse de forma democrática e que cada um deles decida como melhor usá-los.

A diretora do CCHLA, Mônica Nóbrega, parabenizou a iniciativa da gestão atual em realizar essas audiências para que a comunidade acadêmica também possa participar das discussões e em seguida falou sobre as maiores dificuldades que o Centro possui hoje.

O prefeito Jandir Santana e o pró-reitor de Administração, Aluísio Souto, também falaram sobre o que está sendo feito e pensado para as demandas apresentadas por servidores, estudantes e a diretoria do CCHLA.

Abaixo segue o calendário de audiências do Universidade Participativa para este ano:

30/04/2015 - 9h - 5ª feira - CCEN - Sala de Reuniões do Novo Centro

05/05/2015 – 14h - 3ª feira - CCAE - Auditório Centro Mamanguape