Reitora entrega Relatório de Projeto desenvolvido em parceria com a Chesf

ImprimirImprimir

Durante encontro com representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a profa. Margareth Diniz entregou o relatório, com 500 páginas, do primeiro ano de pesquisas contendo os dados coletados e estudados pelo Núcleo com Abordagens Interdisciplinar em Temas de Alta Complexidade formado por uma equipe de 10 doutores do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) e do Centro de Informática (CI) da UFPB.

 

A profa. Margareth Diniz falou, aos representantes da Chesf e aos pesquisadores presentes, da imensa satisfação pelo andamento do Convênio entre as instituições e que a Reitoria está pronta para dar todo apoio nos próximos anos de execução do projeto. A execução do projeto tem a duração de 4 anos.

 

O Gerente de P&D+I da Coordenadoria de Planejamento Empresarial, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, Willian Ramires Bezerra, revelou que a direção da Companhia está muito satisfeita com o convênio realizado entre as instituições.

 

“A gente precisa dessa proximidade com a UFPB para construir novos conhecimentos e traduzí-los em inovação. O resultado desse projeto ultrapassa as barreiras da nossa Companhia. É um resultado que vai ser aplicado em diversas áreas. Há uma carência natural da Chesf e do Setor Elétrico no assunto e precisamos amadurecer nossos conhecimentos sempre agregando valor. Esse trabalho ultrapassou nossas expectativas”, afirmou Willian Bezerra.

 

O PROJETO

O coordenador do Projeto, prof. Sandro Marden explica que os estudos apresentam um mapeamento de agregados para a construção civil com a pesquisa de cimentos regionais visando a produção de concretos duráveis frente aos ataques químicos, usando técnicas de caracterização inovadoras e avançadas. Um dos ataques químicos estudados é a reação álcali-agregado que ocorre em fundações de concreto e obras de grandes volumes como barragens e pontes.

 

Fonte: 
Ascom - Bob Vagner (foto: Oriel Farias)
Compartilhar: