Programa Universidade Participativa 2015 chega ao Campus IV

A audiência pública do Universidade Participativa (UP) 2015, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Mamanguape, na tarde desta terça-feira (05), e contou com a presença estudantes, servidores, representantes de Centros Acadêmicos, Pró-Reitores e Assessores da Administração Central da UFPB.

A audiência do UP foi aberta pela Reitora Margareth Diniz que fez um breve histórico do Programa e falou da construção do PDI e dos recursos que são destinados ao Centro provenientes do UP, do qual cada Centro recebe o recurso igual ao que está no PDI, para ser discutido sua aplicação com a comunidade acadêmica.

Em seguida, o prof. Gustavo Tavares, coordenador do Programa Universidade Participativa, fez uma breve apresentação do UP 2014 com o resultado das prioridades estabelecidas pelos que fazem o CCAE, escolhidas a partir de pesquisa aplicada como forma de questionários, nos quais cada um pode optar pelos pontos mais importantes a serem concretizadas com o orçamento do UP. Entre as prioridades estabelecidas na pesquisa estão: laboratórios, Restaurante Universitário para Mamanguape, bolsa de estudos, internet sem fio no Campus, compra de livros, acessibilidade, urbanização e segurança.

A coordenação do Programa disponibiliza uma Ficha de Demanda UP 2015 eletrônica que pode ser preenchida no site do UP. Após a explanação do prof. Gustavo, a diretora do CCAE, profa. Maria Angeluce Barbotin cumprimentou a todos e reforçou a importância das audiências públicas promovidas pelo UP “para que toda comunidade acadêmica possa discutir o destino das verbas provenientes do Programa num processo transparente e participativo”. Também relatou as discussões anteriores e enfatizou que “são problemas bastante antigos”, mas que necessitam de resoluções urgentes, como a adequação da rede elétrica que atende ao Centro em Mamanguape.

A participação da plateia foi facultada, logo após. Servidores professores, técnico-administrativos e estudantes fizeram uso do microfone livremente. A audiência pública do UP do Campus IV, foi encerrada pela profa. Margareth Diniz. Momento em que reafirmou o esforço de toda equipe de Pró-Reitores e assessores em efetivar todas as demandas, ainda pendentes, do Programa.

Presentes à audiência do UP, no CCAE, a Reitora Margareth Diniz, a diretora do CCAE, Maria Angeluce, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, o Pró-Reitor de Administração, Aluízio Souto, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) Ariane Sá, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, o coordenador do Reuni e do UP, prof. Gustavo Tavares, o representante da Superintendente de Tecnologia da Informação, Hermes Pessoa, Thompson Oliveira, Pró-Reitor de Assistência Estudantil, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, Orlando Villar, o Pró-Reitor de Planejamento Marcelo Sobral e Jandir Santana, Prefeito da UFPB.

Ascom - Bob Vagner (fotos: Bob Vagner)