UFPB concede título de Professora Emérita à Elizabeth Marinheiro

A magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Margareth Diniz, convida a todos para a cerimônia de outorga do Título de Professora Emérita da UFPB à Doutora Elizabeth Figueiredo Agra Marinheiro. A concessão acontece no dia 14 de maio, no auditório da Reitoria, às19h.

A concessão do Título de Professora Emérita à Elizabeth Figueiredo foi aprovada por unanimidade de votos, pelo Conselho Universitário, em reunião ordinária realizada no dia 29 de maio de 2014, considerando os relevantes serviços prestados pela homenageada à Universidade Federal da Paraíba, sendo, por exemplo, uma das fundadoras do Mestrado em Letras, hoje Programa de Pós-Graduação em Letras.

Elizabeth Marinheiro promoveu os Congressos Literários de Campina Grande por mais de duas décadas, dando a conhecer ao Nordeste os grandes nomes da literatura nacional e internacional; esta ação desbravadora e, por que não dizer, apostólica, levou a Professora Doutora Elizabeth Marinheiro a uma projeção nacional e internacional, como o comprova o seu extenso currículo, sendo ao mesmo tempo a projeção das instituições a que ela estava vinculada - UFPB e UEPB.

Breve curriculum da homenageada

Elizabeth Figueiredo Agra Marinheiro, publicamente conhecida como Elizabeth Marinheiro (Campina Grande, 1937), é uma escritora, crítica literária e professora doutora brasileira. "Imortal", ocupa desde 2 de maio de 1980 a cadeira de número 20 da Academia Paraibana de Letras - APL, tendo sido a primeira mulher a ocupar um de seus assentos.

É autora de vários ensaios sobre literatura e teoria literária, recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras: Prêmio José Veríssimo, com a obra “A bagaceira: uma estética da sociologia”, em 1979, e Prêmio Sílvio Romero, com "Vozes de uma voz", em 1983. Professora titular de Teoria Literária da Universidade Federal da Paraíba, a escritora tem bacharelado e licenciatura em letras neolatinas pela Faculdade de Filosofia de Recife e pela de Campina Grande, respectivamente, e detém diversas pós-graduações em literatura, linguística e letras. Além de ser doutora em letras, é pós-doutora em Literaturas e Línguas do Centro Ibero-Americano de Cooperación, de Madri. É ainda membro do Conselho Nacional de Política Cultural.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)