Concerto em homenagem a Mozart mostra tramas amorosas, políticas e sociais

A OSUFPB JOVEM realiza concerto nesta sexta-feira (15), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus I. A apresentação vai fazer uma homenagem ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A entrada é gratuita.

O concerto será conduzido pelo maestro Geraldo Rocha, regente titular da OSUFPB JOVEM, e terá como solistas o clarinetista Eduardo Lima, além dos cantores Willian Pereira, Giovanna Maropo, Alline Fernandes, Renata Regina, Tâmara Cruz e Marconi Brasiliano, todos alunos de canto do Departamento de Música da UFPB (DEMUS). Eles apresentarão o “Painel Mozart”, executando trechos das Óperas Così fan tutte, As bodas de Fígaro e Don Giovanni, do compositor.

Essas óperas foram compostas entre os anos de 1786 a 1790 e formam uma trilogia de Mozart em parceria com o célebre libretista italiano Lorenzo da Ponte. Apesar de serem denominadas óperas cômicas, essas obras levam para o palco também aspectos sérios das sociedades ocidentais de então. Elas nos mostram uma variedade de tramas amorosas, políticas e sociais, que estimulam o ouvinte a observar tais relações de forma crítica. Nelas aparecem as paixões possíveis e as proibidas, as lutas de classes e as transformações da burguesia, a moralidade socialmente aceita e o individualismo exacerbado, numa mistura inquietante veiculada musicalmente pela genialidade de Mozart.

No repertório, que homenageia o genial compositor do período clássico, também consta o Concerto para Clarinete em Lá Maior nº KV 622, tendo como solista o clarinetista Eduardo Lima.

Os concertos da Orquestra Sinfônica da UFPB, em suas diversas formações, são coordenados pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical, ambos do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. Na coordenação do LAMUSI está o professor Leonardo Meira. A OSUFPB tem coordenação da professora Aynara Silva e o segmento OSUFPB JOVEM é coordenado pela professora Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria