Centro de Informática cria Prêmio Projeto em Aplicação Embarcada (Paeci)

O Curso de Engenharia de Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB criou o Prêmio Projeto em Aplicação Embarcada (Paeci), que será oferecido ao melhor trabalho apresentado na competição de aplicações com sistemas embarcados. A competição visa estimular a criatividade dos alunos de graduação, incentivando-os a desenvolver soluções práticas, com recursos próprios e baseadas na utilização de sistemas embarcados.

Poderão concorrer grupos de três a quatro alunos e o grupo vencedor será anunciado em 11 de junho, dia em que haverá a competição, no auditório do Centro. As inscrições deverão ser realizadas mediante preenchimento do formulário de inscrição, disponível na secretaria do curso de graduação ou no site da competição.

O tema geral escolhido para o ano de 2015 é smart-home. Os concorrentes devem apresentar projetos focados em soluções que visam facilitar a vida cotidiana dentro de uma residência, seguindo uma das três categorias: controle de iluminação, alimentador de animais, sistema de irrigação.

De acordo com o regulamento, os projetos deverão ser implementados respeitando o tema da competição e utilizando como base de implementação o microcontrolador ARDUINO. Os grupos terão um tempo de apresentação do projeto de 15 a 20 minutos. Todos os recursos necessários para apresentação serão de inteira responsabilidade dos grupos, com exceção do espaço e dos objetos de apresentação (datashow).

Os concorrentes serão avaliados por uma banca julgadora que obedecerá critérios como criatividade do projeto, qualidade da implementação, nível de dificuldade de implementação, integração entre software e hardware e uso de tecnologia wireless.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria