Duo Barrenechea se apresenta nesta quarta-feira na UFPB

ImprimirImprimir

O aclamado Duo Barrenechea de flauta e piano se apresenta nesta quarta-feira (20), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa da UFPB, dentro da "Série de Concertos PPGM", promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, com entrada franca. O Duo Barrenechea é formado pela pianista Lúcia Barrenechea e pelo flautista Sérgio Barrenechea, docentes da Pós-Graduação em Música da UniRio.

 

O concerto marca o lançamento do DVD “Duo Barrenechea - Brasileiríssimo: Encontros”, que inclui obras dos compositores Francisco Mignone, Estércio M. Cunha, Ian Guest, Liduino Pitombeira, David Korenchendler, Vittor Santos, Elenice Maranesi, Rafael dos Santos e Ernesto Nazareth. Na terça-feira (19), os dois músicos convidados realizam masterclasses de piano e de flauta, na Sala Radegundis Feitosa, a partir das 13h (Piano) e 15h30 (Flauta) para alunos da UFPB.

 

Este concerto faz parte da programação artística da Pós-Graduação em Música da UFPB, uma iniciativa dos docentes da área de Práticas Interpretativas (Performance) do PPGM/UFPB, com apoio da coordenação do PPGM, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) e da Reitoria da UFPB. A Pós-Graduação em Musica da UFPB recentemente completou dez anos de sua fundação e oferece cursos de mestrado e doutorado. Desde sua fundação, o PPGM já formou mais de 100 mestres, incluindo as áreas de Práticas Interpretativas, Educação Musical, Composição, Musicologia, Etnomusicologia e Sonologia.

 

DVD "Brasileiríssimo: Encontros”

O projeto do DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros” tem como objetivo principal a apresentação de repertório escrito no Brasil, por compositores de diversas regiões do país. Contando com obras musicais para flauta e piano, que representam estilos variados, este repertório foi selecionado levando-se em conta, compositores já consagrados e compositores que se encontram em plena atividade, no intuito de comemorar os 25 anos de atuação do Duo Barrenechea e oferecer ao público um panorama desta rica produção. O repertório selecionado enfatiza a escrita musical e idiomática para esses instrumentos que contem um sotaque brasileiro, mas também prima por reforçar a relação compositor-intérprete, já que parte das obras foram dedicadas ao Duo Barrenechea e serão registradas pela primeira vez.

 

Com o DVD "Brasileiríssimo: Encontros”, o Duo Barrenechea celebra seus 25 anos de carreira fazendo uma viagem pela música brasileira, retratando sua trajetória e seus encontros com compositores e suas obras para flauta e piano ao longo desses anos. Esse documentário musical tem a duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos e foi filmadoentre Janeiro e Abril de 2014, nas cidades de Brasília-DF, Goiânia-GO, Pirenópolis-GO, Rio de Janeiro- RJ e Tiradentes-MG.

 

Sobre os músicos

 

O Duo Barrenechea, formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e por sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, vem atuando desde 1989 com apresentações em inúmeras cidades no Brasil e do exterior. O Duo Barrenechea se propõe a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular. Em 2014, o Duo Barrenechea completa 25 anos de atuação musical e pretende comemorar, em parte, com o lançamento do DVD “Brasileiríssimo!”, que se encontra em fase de produção.

 

O Duo Barrenechea lançou, em 2008, seu primeiro CD “Momentos em Paris”, com repertório de músicas de compositores franceses. O Duo Barrenechea tem também realizado, tradicionalmente, apresentações com colaboração de outros músicos, como os integrantes do Quinteto Brasília e outros importantes instrumentistas brasileiros e estrangeiros. Em outubro de 2009, Lúcia e Sérgio, como integrantes do Quarteto UNIRIO, participaram do concerto em comemoração aos 20 de relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã na Ópera de Hanói e de masterclasses no Conservatório de Hanói-Vietnã. Em junho de 2010, o Duo Barrenechea foi contemplado com o Prêmio Circuito FUNARTE de Música Clássica, que consistiu na realização de uma turnê por 10 cidades brasileiras nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. O Duo realizou turnês nos EUA, em fevereiro de 2010 e setembro de 2012, se apresentando em Nova York, Elizabethtown-NY, Hartt School, Farnington-CT, Valdosta State University, Southern Mississipi University, Massachusetts University-Dartmouth, Northern Illionois University and Nicholls University. O Duo tem participado de vários eventos e encontros como o Iowa Flute Festival (1997), o Mississipi Flute Day (2010), o IV e o VIII Festivais Internacionais de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas – ABRAF (2000, 2008, 2011 e 2012), as várias edições do Curso Internacional de Verão de Brasília (2002 a 2011), 51o Festival Villa-Lobos (2013) e o 4º Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí (2007). Em 2012, o Duo Barrenechea realizou concertos com o violoncelista Hugo Pilger em Portugal, Inglaterra, para lançamento do CD triplo “A Musica para Flauta de Francisco Mignone” produzido com apoio da UNIRIO e FAPERJ.

 

Lúcia Barrenechea é natural de Goiânia, Goiás. Atualmente é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música dessa instituição. Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás e mestrado na Universidade de Boston, EUA. Seu curso de doutorado em piano e pedagogia do piano foi concluído na Universidade de Iowa, EUA. Seu primeiro CD solo “Saracoteio – Piano Brasileiro” foi lançado em dezembro de 2009, pelo selo Ethos Brasil, e contém obras de compositores brasileiros. Seu último projeto foi a gravação em CD, DVD e Blu-Ray de "Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano", em parceria com o violoncelista Hugo Pilger e lançado em novembro de 2013 pela Visom Digital. Atuando intensamente no cenário musical brasileiro, Lúcia Barrenechea apresenta-se regularmente em recitais e atuou como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Fabio Mechetti e Norton Morozowicz. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Gravou, em 2008, um CD de obras para trio com piano, com a violinista Mariana Salles e o violoncelista Marcelo Salles, pelo selo Brasil Meta Cultural. Lúcia Barrenechea foi, de 1994 a 2006, professora de piano na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Em 2002, apresentou-se em Paris na I International Villa-Lobos Conference como recitalista e palestrante. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora e pianista camerista dos mais diversos festivais de música do país, dentre eles o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, Curso Internacional de Verão de Brasilia (Civebra), Festival Villa-Lobos (Museu Villa-Lobos), Festival Internacional de Metais Carlos Gomes (Campinas-SP) e Festival Internacional de Flautistas da ABRAF.

 

Sérgio Barrenechea nasceu em Brasília, iniciando seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília, onde estudou com Odette Ernest Dias e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA, onde foi aluno de William H.Grass. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA. Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Cedar Rapids Symphony Orchestra. Participou dos concertos do Center for New Music (1997 a 1999) nos EUA e de várias primeiras audições em duas edições das Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE (2007 e 2013) no Rio de Janeiro. Desde 2005, Sérgio Barrenechea tem atuado intensamente como flautista do Quinteto Brasília, em diversas apresentações no Brasil. O grupo participou do corpo docente do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival de Música de Palmas – Paraná (2006). Em 2010, o Quinteto Brasília foi selecionado para a II Feira Música Brasil em Belo Horizonte. Em 2013 e 2014, realizou 130 concertos com o Quinteto Brasília, a convite do SESC, através do Projeto Sonora Brasil em cidades das regiões Sul e Sudeste do país, com o tema “Edino Krieger e as Bienais de Musica Contemporânea”. Com o Quinteto Brasília gravou o CD “Brincadeira a Cinco” (2009). Participou do corpo docente, como professor de flauta transversal de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2002 a 2005, 2007 e 2009 a 2011), do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival “Inverno em Festa” em Palmas – Paraná (2006), do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul (2008), do 21º Inverno Cultural da UFSJ (2008), do I Festival de Música de Teresina (2009), da Semana de Música da UFRN (2011) e do Festival da Unibral (2013), ambos em Natal-RN, e dos XI e XII Festivais Eleazar de Carvalho (2009 e 2010) em Fortaleza. Atualmente é professor associado de flauta transversal no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)
Compartilhar: