Público acadêmico mostra interesse pela educação comparada no debate sobre internacionalização das universidades na UFPB

Mais de 100 pessoas, entre estudantes e professores e professoras, estiveram presentes, na última sexta-feira (15), no lançamento do segundo volume da obra Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas com a participação dos organizadores do volume, prof. Robert Cowen e prof. Andreas Kazamias.

A Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos (UniTwin), o MPPGAV (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) e o CE (Centro de Educação) promoveram o lançamento dessa obra clássica de educação comparada, promovido pela UFPB, dando sequência à ação promovida pela CAPES/UNESCO.

Na ocasião foi realizado um Painel em que os professores Cowen, do Instituto de Educação de Londres e Kazamias, da University of Wisconsin Madison, falaram sobre a questão da universidade – internacionalização, rankings, qualidade, pós-modernidade e ensino superior, seguido por um debate. Em seguida, a professora Maria Figueiredo-Cowen fez a apresentação do livro e de como ele foi produzido pelos autores. Estavam presentes o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Isac Medeiros, o diretor do CE, professor Wilson Aragão, o coordenador da Cátedra da Unesco de EJA, professor Timothy Ireland, a coordenadora do MPPGAV, professora Salete Barboza, entre outros professores, professoras, estudantes de graduação e de pós-graduação.

Os autores sortearam três exemplares da obra para o público, autografaram gentilmente, e outros volumes doados foram entregues à direção do CE, para que sejam encaminhados às Bibliotecas Central e Setorial e programas de pós-graduação. A obra completa, traduzida para o português em seus dois volumes, cerca de 1400 páginas no total, não tem caráter comercial por ser de alto custo, porém pode ser feito o download completo, gratuitamente, a partir do site da CAPES ou da UNESCO.

No dia seguinte os autores se reuniram com professores e pesquisadores do Centro de Educação da UFPB, professoras: Ana Elvira Steinbach Torres, Lebiam Tamar Gomes Silva e Salete Barboza, e professor Timothy Ireland, para dialogar sobre temas pertinentes aos estudos de educação comparada no Brasil, uma agenda para a Paideia da alma da educação comparada.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)