UFPB assina convênio com Ministério da Educação do Timor-Leste

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, e o embaixador do Timor-Leste no Brasil, Gregório Sousa, assinaram na manhã desta quarta-feira (20) convênio de cooperação técnica e educacional.

O acordo tem o objetivo de garantir vagas e acompanhamento na UFPB para estudantes timorenses, que já chegam ao Brasil com bolsas integrais custeadas pelo governo do Timor para despesas relativas a viagens, alojamento, seguro médico e manutenção. Em contrapartida, a UFPB também terá acesso a instituições do Timor-Leste para enviar estudantes e pesquisadores.

Segundo o embaixador Gregório Sousa, o Ministério da Educação do Timor-Leste já conseguiu vagas para estudantes timorenses em várias instituições federais no Brasil, e a pretensão está voltada agora para a UFPB que é referência no país em diversos cursos.

Para a professora Margareth Diniz, a assinatura de acordos de cooperação como esse é essencial para a internacionalização da UFPB e mostra que a qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão da instituição tem reconhecimento não só dentro do país, mas fora dele. "Nossa UFPB está de portas abertas para colaborar e fechar parcerias com países que tenham interesse em compartilhar culturas e inovações", finalizou.

Na ocasião, estiveram presentes também, o vice-reitor da UFPB, Eduardo Rabenhorst, o professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, Marcílio Franca, o assessor para Assuntos Internacionais da UFPB, José Antônio, e o renomado diplomata, Marcos Azambuja, que foi agraciado pelo professor Eduardo Rabenhorst com uma gravata, como forma de reconhecimento ao importante trabalho a frente da diplomacia brasileira.

Ascom UFPB - Débora Freire (foto: Jéssica Azevedo)