A UFPB recebe, nesta sexta-feira (22), dois representantes da universidade norte-americana Azusa Pacific University (APU), o Dr. Stephen Johnson, Chefe da Escola de Artes e Música, e David Dufault-Hunter, vice-presidente de Inscrição da instituição. O propósito de sua visita é dialogar com profissionais da educação no Brasil e promover a amizade e intercâmbio entre a APU e a UFPB, bem como outros espaços de música da cidade de João Pessoa.
Na ocasião, os representantes da Azusa Pacif University realizarão palestra para alunos, professores da UFPB e demais interessados em intercâmbios internacionais, além de buscar estabelecer novas parcerias institucionais com a UFPB através de reunião com a reitora Margareth Diniz e os setores que tratam da relação da UFPB com outros países. O encontro culmina com masterclass de clarineta com o músico Darkson Magrinelli e confraternização com músicos paraibanos que tiveram passagem na APU, como a professora de clarineta do DEMUS, Aynara Silva e o contrabaixista Daniel Pina.
Calendário de atividades:
Sexta-feira:
- 10h no Auditório Gerardo Parente - Palestra "Conversa com a Azusa Pacific University" para todos os alunos, professores e público de modo geral interessado em conhecer a instituição e sobre os procedimentos para se tornar um aluno internacional.
- 15h - Encontro com a Reitora e representantes da UFPB e setores de assuntos internacionais da UFPB.
- 17h no DEMUS - Masterclass de Clarineta com Darkson Magrinelli.
Sábado:
- Almoço que marca o reencontro com os ex-alunos (alumni) da Azusa Pacific University que residem na Paraíba. Entre eles estão a professora de clarineta da UFPB, Aynara Silva e o contrabaixista, Daniel Pina.
Darkson Magrinelli
Mestre em Música pela Azusa Pacific University em Los Angeles/CA e Bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Darkson Magrinelli conquistou seu “Artist Certificate”pela Azusa Pacific University sob a orientação da legendária clarinetista Michele Zukovksy e também possui diploma do Conservatório Pablo Komlós onde estudou com Diego Grendene.
Darkson tem participado de masterclasses com importantes clarinetistas como: Yehuda Gilad, Ricardo Morales, Markus Foster, Jean-Francoix Bescond, Jonathan Holden, Carlos Céspedes, Paulo Sérgio Santos em Festivais de Clarinete no Brasil, Argentina e Uruguai. Recentemente, Magrinelli fez uma turnê pela Europa onde esteve tocando para renomados clarinetistas como Paolo Beltramini no Konservatorium Dreilimden em Lucerne/Suiça; David Minetti no Conservatory of Toulouse/França; e Howard Golden in Hof/Alemanha.
Em 2006 e 2007, Darkson venceu o Concurso Jovens Solistas da Orquestra SESI/Fundarte e em 2013 foi ganhador da Concerto Competition na Azusa Pacific University, tendo tocado como solista concertos de Mozart, Weber e Krommer. Magrinelli foi primeiro clarinete da APU Symphony Orchestra e Wind Ensemble e membro da Lake Avenue Chamber Orchestra em Pasadena/CA de 2010 até 2014.
Atualmente Darkson se apresenta sob a supervisão da principal clarinetista da Los Angeles Philarmonic, Michele Zukovksy.
A partir de agosto deste ano Darkson estará atuando como professor assistente e aluno de Doutorado na University of North Carolina in Greensboro, sob a orientação de Kelly Burke e Anthony Taylor.