Concerto da OSUFPB terá participação da Big Band Rubacão Jazz

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB dá continuidade aos seus concertos da temporada de 2015 com apresentação da Big Band Rubacão Jazz. O evento está marcado para esta sexta-feira (29), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I em João Pessoa. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

A OSUFPB mantém suas apresentações semanais, sempre no mesmo horário e local, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar música de qualidade, fortalecendo o movimento sinfônico no Estado e formando plateia para esta expressão musical.

Composta por professores, alunos e músicos profissionais da UFPB, a Orquestra tem um perfil pedagógico, já que busca explorar um amplo repertório com obras de grandes compositores da história da música ao mesmo tempo em que contempla compositores brasileiros e paraibanos, eruditos e populares, ampliando o universo de sonoridades a partir de várias formações orquestrais.

Para cumprir este intento de experimentar possibilidades sonoras, a OSUFPB se dividiu em subgrupos a partir de seus naipes, como metais, cordas, percussão, sopros, etc. Com isso as apresentações se diversificam a partir de um repertório criteriosamente escolhido para o deleite do público.

Esta semana, a OSUFPB Metais será representada pela Big Band Rubacão Jazz, sob o comando do professor de trombone da UFPB Alexandre Magno e apresentará um repertório diversificado com obras de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Maestro Cipó, Glenn Miller, Gershwing, Dorival Caymmi e Victor Young, com arranjos de Marcelo Vilor, Edson Rodrigues, Adail Fernandes e Jarbas Cavendish.

Até o final do ano, a OSUFPB tem uma extensa programação, sempre na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, às 20h.

Rubacão Jazz

É um projeto de extensão da UFPB criado em 2013 e coordenado pelo professor do Departamento de Música da UFPB Alexandre Magno. O grupo contém formação de Big Band (orquestra de origem americana contendo trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, baixo, bateria e instrumentos de percussão). Este grupo toca ritmos que variam do jazz ao frevo e, devido ao seu histórico diretamente ligado à música popular, busca aprimoramento destas linguagens através da interpretação de ritmos brasileiros, como samba, bossa nova, choro, frevo, maracatu, caboclinho, música latina, entre outras, com o intuito de promover interação entre o mundo acadêmico e músicos das comunidades locais e nacionais.

Durante o ano de 2014, a Rubacão Jazz realizou mais de 16 concertos, inclusive fazendo parte da extensa programação da OSUFPB. Em outubro passado a Orquestra participou do Festival Nacional de Música promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados/ Mato Grosso do Sul, ocasião em que todos os seus membros promoveram master classes em seus respectivos instrumentos, além realizarem seminários voltados para gerenciamento de bandas marciais, frevo, improvisação, softwares de edição de partituras, culminando com dois shows com plateia lotada no Teatro Municipal de Dourados.

Victor Young/Edson Rodrigues...........................Stella by Starlight

Pixinguinha/Marcelo Vilor …................................Lamentos

Edson Rodrigues..................................................Marcando em Cima

Cipó/Adail Fernandes …......................................Moderninho