Alunos do CI ficam em 1º e 2º lugares em Maratona de Programação

Dois times do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) conquistaram as medalhas de ouro e prata na Segunda Maratona do Projeto Olímpico de Programação (POP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) durante a Exposição de Tecnologia da Informação e Inovação (Expotec).

A competição reuniu, sábado (30), cerca de 30 times de estudantes universitários de instituições do estado e região. O POP, com apoio do CNPq teve o objetivo de agregar ao currículo técnico as habilidades básicas e avançadas de programação (desenvolvimento de software), através de treinamentos, no aprendizado de resolução de problemas envolvendo algoritmos.

Nessa edição os alunos competiram na solução de 05 problemas em 04 horas, usando as linguagens ​C, C++, Java, Pascal e Python. Cada questão é geralmente descrita por um problema do cotidiano cuja solução envolve a adaptação de algoritmos clássicos e manipulação de estruturas de dados avançadas - por exemplo: programação dinâmica, manipulação de strings, buscas, árvores, grafos, etc. A cada problema corretamente resolvido os times recebem um balão colorido.

Equipes do CI vencedoras

1º Lugar

Equipe: Meio- Bit

Integrantes: Igor Malheiros, João Martins e Felipe Fragoso.

2º Lugar

Equipe: Eu, George e Matheus

Integrantes: Marcello Marques, Mateus Lustosa e George Nunes

Os dois times ficaram empatados no número de questões resolvidas, com isso o tempo de resolução foi critério de desempate.

Os alunos continuam estudando e treinando. A próxima competição será a Olimpíada Brasileira de Informática, em agosto, Campinas (SP).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria