Teatro Lima Penante da UFPB é palco de Leituras em Cena

Evento, promovido pelo Sesc,em parceria com a UFPB, tem como destaque “Eu”, com base na obra de Augusto dos Anjos, nesta terça-feira (22), a partir das 20h

Prossegue nesta segunda-feira (21), no Teatro Lima Penante, em João Pessoa, sempre a partir das 20h, a Mostra de Dramaturgia Leituras em Cena. O evento é promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em ação 24 “atores” escolhidos durante a “Oficina de Interpretação” promovida neste mês na Capital paraibana.

De acordo com a programação, nesta segunda-feira (21), será encenada a peça “Desestabilizando Doutor Faustus”, de Gertrude Stein, com direção de Maurício Barbosa. Na terça-feira (22), “Eu”, texto de Augusto dos Anjos, com adaptação de Eliezer Rolin Filho e direção de Servílio de Holanda.

O projeto Leituras em Cena estimula a prática da leitura de textos teatrais através do encontro de atores e diretores. Assim, em um processo de valorização do texto em cena, os participantes vão conhecendo os procedimentos que o gênero da leitura dramatizada exige. Conforme a organização do evento é o caso, por exemplo, dos recursos cênicos que não são privilegiados. Ou seja, figurino, trilha sonora, iluminação e cenário não importam, mas, sim, o potencial do texto e da sua leitura.

A leitura dramática “Desestabilizando Doutor Faustus” parte de recortes aleatórios do texto: Dr Faustus liga a luz de Gertrude Stein. A narrativa apresenta-se como não linear, de forma que as cenas parecem ser independentes umas das outras. Contudo a intenção é usar o texto como mais um elemento cênico e não como um recurso central da encenação, encarando-o como mais um mecanismo sonoro. Em reflexão, o universo de um indivíduo considerado diferente e de certa forma desestabilizador de uma ordem vigente. O elenco é composto por José Francisco, Thercia Santos, Adailson Costa, Hildemárcio Lins,Tamires Amaral e Weverton Diniz.

A obra “Eu”, único livro publicado em vida por Augusto dos Anjos, é um conjunto de 58 poemas dividido em sonetos e poemas mais longos, escritos muitos, em versos rimados e decassílabos. “Eu” chama a atenção pela temática: a podridão, a decomposição, a morte, o sofrimento e os terrores noturnos. Os cenários de suas poesias são cemitérios, prostíbulos e tavernas quase sempre povoados por doentes, marginais, vítimas de uma sociedade voltada para o lucro. Elenco: Artur Marinho, Sérgio José da Silva, Dian Uschita Lacerda,Thercia Santos e José Francisco.

Informações pelo telefone (83)3208-3158.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho