Psicóloga da UFPB lança o livro ‘Caminhos de superação’

ImprimirImprimir

Obra de Zandre Barbosa de Vasconcelos, publicada pela Editora Universitária, será lançada nesta sexta-feira (25), às 19h, no Zarinha Centro de Cultura

 

“Viver plenamente, não importa em que situação, é o que faz a vida valer a pena. Essa é a mensagem fundamental.” Eis a definição de Teresinha Basso, contida na orelha do livro “Caminhos de superação”, de Zandre Barbosa de Vasconcelos, que será lançado na próxima sexta-feira (25), às 19h, no Zarinha Centro de Cultura, em Tambaú, João Pessoa. A obra, publicada pela Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, relata a coragem de uma mulher diante de um desafio assustador para qualquer mortal: a luta contra um câncer – tema complexo e ainda hoje considerado tabu.

 

Nas 137 páginas do livro, que tem apresentação de Maria Salete Trigueiro de Araújo e posfácio de Regina Behar, a psicóloga Zandre Vasconcelos, professora aposentada da UFPB, conta em detalhes, numa linguagem acurada e ao mesmo tempo acessível, o longo caminho percorrido pela própria autora no processo para vencer “uma lesão cancerígena no cólon ascendente do intestino”. Do diagnóstico à convalescença, do período marcado por incertezas à condição indelével de uma nova vida, ela consegue passar ao leitor todas essas impressões, fase após fase, pré e pós-cirurgia.

 

Na opinião de Zandre Vasconcelos, uma vez confirmada a patologia, o drama também passa a ser dos familiares e amigos. “É como se eles também adoecessem junto”, enfatiza. Ela lembra que o câncer, de forma genérica, ainda é uma doença carregada de muito preconceito. “Na maioria das vezes, a pessoa sente-se inadequada, afastando-se ou sendo afastada do seu grupo e enfrentando a solidão”, observa. No entanto, em outro trecho, Zandre ensina que, durante a fase de tratamento, é muito importante manter o otimismo, jamais entregar os pontos. “Analisando por esse ângulo, desenvolver em si atitudes otimistas e, consequentemente, o desejo de viver irá contribuir de forma positiva no curso da doença”, endossa.

 

Em “Caminhos de superação”, Zandre Vasconcelos, que descarta a definição “livro de autoajuda”, ainda reserva espaço para divulgar histórias semelhantes à sua, ou seja, tornar público os dramas de pessoas que, como a autora, também vivenciaram situações extremamente adversas, mas que encontraram força para viver e chegaram à tão almejada etapa da superação. No livro, ela faz citações de vários especialistas no assunto, como David Servan-Schreiber, autor de “Anticâncer: prevenir e vencer usando nossas defesas naturais”. Para o psiquiatra francês, também acometido pela doença, tomar conhecimento do diagnóstico é, de fato, um choque. “Sentimo-nos traídos pela vida e pelo corpo”, revela.

 

A autora

 

Zandre Barbosa de Vasconcelos é psicóloga, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba, com atuação na área de Orientação Vocacional e Técnicas de Exame Psicológico. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Organizadora, juntamente com Inalda Dubeux Oliveira, do livro “Orientação vocacional: alguns aspectos teóricos, técnicos e práticos”.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho
Compartilhar: