UFPB sedia encontro que discute a economia rural do Brasil

O curso de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove até a próxima quarta-feira (29) a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Economia Rural (SOBER), evento que reúne pesquisadores da América Latina para discutir temas sobre agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento.

Na abertura do encontro, realizado na noite de ontem, a UFPB esteve representada pelo vice-reitor, Eduardo Rabenhorst, que falou sobre a satisfação de a universidade receber pela primeira vez esse evento principalmente neste ano em que se comemora os 60 anos da instituição.

De acordo com o organizador do congresso e professor de economia da UFPB, Sinésio Fernandes, 1.400 trabalhos serão apresentados durante o evento que já conta com cerca de 800 participantes.

Na programação estão previstos apresentação de painéis, grupos de trabalho, mini cursos, lançamentos de livros e visitas técnicas as cidades de Areia e Bananeiras. As atividades ocorrem nos auditórios do Centro de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes do campus I da UFPB.

Entre os temas debatidos estão o Cooperativismo e Associativismo no Meio Rural e nos Agronegócios, Comércio Internacional, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar.

Na quinta-feira (29) será realizado um painel que discutirá a situação da agricultura no estado com o tema “O Agronegócio na Economia Paraibana: Importância e Perspectivas” que acontecerá no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Será Coordenado pelo Dr. Celso Pinto Mangueira (CORECON-PB) e terá como apresentadores: Rômulo Araújo Montenegro (Secretário de Agricultura da Paraíba), Thompson Mariz (CINEP) e Francisco Benevides Gadelha (FIEP).

Mais informações no site do evento sober.org.br/congresso2015 .

Ascom UFPB - Débora Freire com Assessoria (Fotos: Elenice Monteiro)