Começa o quinto festival de cinema no sertão paraibano

ImprimirImprimir

Com o propósito de não apenas congregar realizadores do cinema, mas dar visibilidade à produção e estimular o consumo do audiovisual no Sertão, o Curta Coremas começa oficialmente nesta quinta-feira (30), com workshops, mostras competitivas e uma programação voltada especialmente para o público infantojuvenil. A cerimônia começa às 19h, no auditório do Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, em Coremas.

 

Dentre os curtas-metragens paraibanos selecionados, destaca-se a predominância de produções sertanejas, de municípios como Sousa, Patos e Catolé do Rocha. Já a mostra nacional traz filmes de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros. Ao todo, foram selecionados 36 filmes, distribuídos pelas mostras Mãe D’Água (filmes paraibanos), Panorama Brasil (filmes nacionais), Rio Turbinas (com filmes curtíssimos) e Infantojuvenil.

 

Durante a programação, uma sessão especial será dedicada a duas produções convidadas: “Alguma Coisa na Vida”, dirigido pelo Coletivo Luís Eduardo Magalhães, da cidade do Extremo Oeste baiano, e “Sem Pena”, documentário paulistano de Eugênio Puppo, que retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente.

 

Na programação, também há espaço para atividades culturais, como a apresentação do grupo Nós’sarte, nesta quinta-feira (30), e uma performance da cantora Gitana Pimentel, com repertório de samba, no sábado (1), ambos às 21h30.

 

Durante a programação, serão realizados dois workshops: “Linguagem e composição fotográfica no cinema”, com o Breno César (sábado, às 9h), e “Cinema e Educação: audiovisual em sala de aula”, com a professora doutora Virgínia Gualberto (sábado, às 14h), ambas realizadas no Colégio Santa Rita de Cássia. “Essa parte de formação do festival é essencial. É através dela que podemos descobrir novos talentos, valorizar os artistas locais, produzir filmes que dialoguem com os interesses artísticos e sociais deles, é dar vez e voz aos participantes”, justifica Kennel Rógis.

 

Mais informações na página: www.curtacoremas.com.br

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: