Portal da Capes disponibiliza publicações de todas as áreas do conhecimento

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um portal brasileiro de informação científica e tecnológica que reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo em todas as áreas do conhecimento. Lançado oficialmente em novembro de 2000, o Portal da Capes foi criado com o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica de alto nível.

Atualmente, ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Com uma simples consulta realizada no computador, usuários de instituições de ensino e pesquisa participantes do Portal, acessam artigos, livros e patentes publicados no mundo inteiro, com informações confiáveis e de alta qualidade que propiciam a produção de trabalhos com mais qualidade pautados com o melhor da produção científica mundial.

No portal da Capes, as buscas podem ser realizadas por Assunto, Periódico, Livro e Base de Dados. Os usuários também podem armazenar os artigos e periódicos favoritos, salvar estratégias de busca e criar alertas de pesquisas em um espaço virtual chamado “Meu espaço”.

O Portal de Periódicos tem contribuído para o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de pós-graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Como acessar

Na Universidade Federal da Paraíba, o acesso com pesquisa orientada por bibliotecários pode ser realizado na ilha do portal que funciona na Biblioteca Central (BC) da UFPB, Campus de João Pessoa , de 7h30 às 19h. Entretanto, o portal pode ser acessado de qualquer terminal localizado nos campi da instituição e remotamente através de senha cadastrada pelo Sistema de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, apenas para alunos, professores e funcionários vinculados à instituição.

As palestras e treinamentos no uso do Portal da Capes são proferidas pela bibliotecária Mônica Paiva, que também é help desk oficial do Portal de Periódicos da Capes na Região Nordeste. Os agendamentos podem ser feitos pelo email monica@biblioteca.ufpb.br ou pelo telefone (83)3216-7691.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria