Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema as mães que trabalham

O Hospital Universitário Lauro Wanderley/EBSEH da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai participar de 3 a 5 de agosto de ações durante a “24º Semana Mundial do Aleitamento Materno”. Ester ano o tema escolhido é “Amamentação e Trabalho”.

No Hospital Universitário a programação foi elaborada pela equipe de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar composta por profissionais que trabalham numa atividade coletiva de Assistência com ênfase e ação de cuidado à saúde da criança.

Para a Enfermeira Chefe da Obstetrícia do HULW/EBSERH, Lucineide Lins,”mundialmente todas as instituições que trabalham bebês prematuros, aleitamento materno e incentivo a amamentação estão trabalhando em prol da divulgação deste evento. Este ano foram contempladas as mães que amamentam e trabalham”. Lucineide ressaltou que “as trabalhadoras precisam do apoio do patrão, da equipe de saúde, e gestores para que possam dar continuidade na volta ao trabalho da permanência da amamentação, do direito do bebê de mamar os dois anos de vida e exclusivamente até seis meses”.

PROGRAMAÇÃO DA 24ª SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO - HULW

DIA: 03/08/2015 - Segunda- Feira

8h30 - Mesa de abertura

9h00 - Apresentação do Cultural da Casa Pequeno Davi

9h15 - Apresentação da Comissão de Aleitamento Materno do HULW

9h30 - Palestra: Direitos Trabalhistas e Amamentação - Advogado, Assistente Social do INSS e Mãe Trabalhadora que amamenta

10h30 - Debate

Divulgação do evento com panfletagem

DIA: 04/08/2015 - Terça-Feira

9h00 - Abertura com composição da mesa com os palestrantes

9h15 - Início das palestras:

9h15 às 9h35 – Drª. Ádila: Amamentação e saúde da criança

9h35 às 9h55 – Fst. Yluska: amamentação e desenvolvimento neuropsicomotor (a confirmar)

9h55 às 10h15 – Diretora do banco de leite Anita Cabral. Enfª Thaise Ribeiro: Técnicas e manejo para ordenha segura no ambiente de trabalho

10h15 às 10h35 - Fga. Manuela Leitão: Amamentação e funções estomatognáticas (a confirmar)

10h35 às 10h55 – AS. Amparo Mota: Contribuição do serviço social no empoderamento das mulheres trabalhadoras no processo de facilitação da amamentação no HULW

10h55 às 1115 – Nutri. Luciana Martinez Vaz: Aspectos nutricionais do aleitamento materno

11h15 às 11h35 - Debate

Ação multiprofissional nas enfermarias da Clínica Pediátrica do HULW

DIA: 05/08/2015 - Quarta-Feira

FERIADO

DIA: 06/08/2015 - Quinta-Feira

Ação: Audiência com a Superintendência e o Diretor do Cuidado do HU

Ação multiprofissional nas enfermarias na Unidade Materno Infantil do HULW

DIA: 07/08/2015 - Sexta-Feira

MANHÃ

Encerramento com café da manhã e homenagem ao dia dos pais na Unidade Materno Infantil do HULW

Mais informações na página: http://www.hulw.ufpb.br; telefone (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria