O professor Afonso Celso Scocuglia lançará a 6a. Edição do seu livro "A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise dos paradigmas" na XVII Bienal Internacional do Livro, Rio de Janeiro (3 a 13 de setembro). O livro representará a UFPB integrando a Coleção Nordestina da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias).
Em seu livro, Scocuglia apresenta a “primeira fase” do pensamento de Freire, de maneira clara e concisa, relacionando-a com o presente. O professor Afonso também coloca frente a frente as ideias de Freire e a crise paradigmática da pós-modernidade, que não é apenas uma crise de paradigmas, mas da própria noção de paradigma. Freire situava-se, ele próprio, numa certa “pós-modernidade progressista”, em particular pelos temas que desenvolveu nas suas últimas obras: a questão de gênero, a questão étnica, a questão ecológica, novas temáticas que ele ia incorporando ao seu pensamento político-pedagógico.
Neste livro, de maneira original e crítica, apresenta o surgimento de uma das teses fundamentais de Freire: a politicidade do ato pedagógico. Seu livro deverá continuar agradando a todos, principalmente aos educadores que desejam se iniciar na obra do grande mestre.
O livro faz parte da Coleção Nordestina que tem por objetivo publicar ou republicar obras representativas da produção intelectual do Norte e Nordeste do Brasil, nas áreas de Literatura, Ciências Sociais, Antropologia e outras. O objetivo é constituir-se, no futuro, em repositório bibliográfico da Arte, da Cultura e da Ciência regionais, apto a preservar esse patrimônio e difundi-lo, permanentemente, em escala nacional.