Seminário discute inclusão social de Pessoas com Deficiência

Já estão abertas as inscrições para o “I Seminário sobre Políticas e Práticas Inclusivas: A inclusão das pessoas com deficiência sob diversos olhares”. Será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), Campus I, em João Pessoa.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Educação, Inclusão e Respeito às Diferenças (GPEIRD\UFPB) em parceria com o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Tem por objetivo promover a interlocução das diversas áreas do conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência, enquanto uma questão de direito, portanto, reconhecida pelas políticas públicas brasileiras, devendo ser, desta forma, acolhida por toda a sociedade.

Podem participar do seminário: profissionais, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral das diferentes áreas do conhecimento que discutem ou tem interesse em discutir a inclusão social de Pessoas com Deficiência.

O Grupo de Pesquisa sobre Educação, Inclusão e Respeito às Diferenças - GPEIRD é um grupo de pesquisa fundado em 2009, voltado para a pesquisa sobre a Inclusão de Pessoas com deficiência.

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba é uma assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria. Foi criado oficialmente no dia 26 de novembro de 2013 através da Resolução nº 34/2013 do Conselho Universitário (CONSUNI).

QUINTA-FEIRA (26)

MANHÃ – 8h às 10h, Credenciamento

10h à 11h // Conferência de abertura - professora Rosita Edler Carvalho

11h às 12h // Apresentação Cultural

13h30 às 14h // Momento cultural

14h ás 16h // 1ª Mesa Redonda - “Rompendo Barreiras: Rumo à inclusão de pessoas com deficiências”.

Coordenadora: professora Maria Tereza Lira de O. Chaves (UFPB)

Professor Clóvis dos Santos Lima Neto;

Professora Ana Cristina Daxenberg (UFPB);

Professor Tiago Maritan Ugolino de Araújo (UFPB);

Professor Renato Fonseca Livramento da Silva

SEXTA-FEIRA (27)

27 DE SETEMBRO

MANHÃ

08h30 às 9h // Momento Cultural

9h às 11h // 2ª Mesa Redonda - “Políticas Públicas e o Direito das Pessoas com Deficiências”.

Coordenadora: professora Simone Almeida da Silva

Professora Andreza Aparecida Polia (UFPB);

Simone Jordão Almeida (FUNAD);

Professor  Hoverdiano César (UFPB);

Procurador Genézio Vieira

11h à 12h // Apresentação dos Banners

13h30 às 14h // Momento Cultural

14h às 16h // 3ª Mesa Redonda - “Práticas Inclusivas e Respeito às Diferenças”.

Coordenadora: professora Sandra Alves da Silva Santiago (UFPB);

Professora Ana Dorziat (UFPB);

Professora Janine Marta Coelho Rodrigues (UFPB);

Professora Betânia Medrado (UFPB;

Professora Andreza Aparecida Polia (UFPB).

16h às 17h // Encerramento com Apresentação Cultural

Mais informações e inscrições na página www.1ssppi.com; telefone: (83) 9 8806-1494.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria