Curso de Graduação em Psicopedagogia realiza III Seminário

Será realizado nesta quarta (24) e quinta-feira (25) no Centro de Educação com o tema: Aprendizagem e Múltiplas linguagens no contexto psicopedagógico

O Curso de graduação em Psicopedagogia do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o III Seminário de Psicopedagogia da Paraíba que tem como tema “Aprendizagem e Múltiplas Linguagens no Contexto Psicopedagógico". As atividades ocorrerão no auditório e salas de aula do Centro de Educação.

O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre as múltiplas linguagens que envolvem a criança e o adolescente em suas perspectivas psicopedagógicas, contribuindo para a formação dos educadores, preocupados com as aptidões de seus aprendentes. A linguagem tem papel fundamental, uma vez que as teorias que a investigam demonstram a intrínseca relação entre o desenvolvimento desta e o crescimento do educando.

O público-alvo do evento são os alunos de graduação e pós-graduação, psicopedagogos e demais profissionais da educação. As inscrições seguem até a véspera do seu início. Os interessados devem se dirigir, pela manhã ou à tarde, ao ambiente dos professores de n. 42 do Centro de Educação/UFPB. Estudantes de graduação pagarão R$ 30,00 e os demais profissionais R$ 55,00.

Na programação do evento constam mesas-redondas, apresentação de trabalhos na modalidade “pôster” e realização de oficinas psicopedagógicas.

Veja a programação:

Dia 23 de novembro:

Credenciamento:

Das 08 às 12h e das 13 às 17h. Ambiente: 42 – Centro de Educação

Dia 24 de novembro:

8h -

Mesa de Abertura:

Pró-Reitoria de Graduação – Dr. Valdir Barbosa Bezerra

Diretor do Centro de Educação – Dr. Otávio Machado L. de Mendonça

Chefe de Departamento de Psicopedagogia – Dra Geovani A. Soares

Coordenadora do Curso de Psicopedagogia – Dra Adriana de A. Gaião

Apresentação Cultural

9h

Palestra de Abertura: Tema: História e Atuação da Psicopedagogia: realidade local.

Dra Janine Marta Coelho Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba.

Profª. Maria de Fátima Quirino. Câmara de Educação Básica, do conselho Estadual de Educação da Paraíba.

Profª. Célia Peregrino. Diretoria de Gestão Curricular da Secretaria de

Educação do Município de João Pessoa,

Mediação:

Prof. Ms. Magno Alexon Bezerra Seabra

10h

Coffee Break

Exposição de Painéis.

12 às 14h

Intervalo para o almoço.

14 às 17 h

Oficinas Pedagógicas:

Oficina

1: Desenvolvimento cognitivo e linguagem: contribuições piageti-anas. Facilitadora: Profª Ms. Célia Maria Cruz Marques Chaves

Oficina

2: Linguagens das novas tecnologias. Facilitadora: Profª Ms. Danielle dos Santos Ferreira Dias

Oficina

3: Linguagem Afetiva e Psicopedagogia. Facilitadora: Profª Drª.. Geovani Soares de Assis

Oficina

4: Fantoches e desenvolvimento da linguagem no contex-to da Psicopedagogia. Facilitadora: Profª Ms. Márcia Paiva de Oliveira

Oficina

5: Jogos, linguagens e intervenção psicopedagogica. Facilitadora: Profª Esp.. Maria do Socorro Guimarães

Oficina

6: Linguagem oral e escrita e sua relação com a Psicopedagogia. Facilitadora: Profª Tereza Sophia Jacome Pires.

Dia 25 de novembro:

8h - Mesa Redonda: As diferentes linguagens e suas contribuições para a aprendizagem

Dra. Cristiane Marinho da Costa – Linguagens Digitais

Dra. Eliane Ferraz Alves – Abordagem sociopsicolinguística da Leitura.

Dra. Maria Bernardete da Nóbrega - Linguagem das Imagens.

Dra. Sandra Alves da Silva Santiago – Linguagem de Sinais.

Mediação: Profª. Ms. Tânia Lúcia Amorim Colella

9h30 - Coffee Break.

10 às 12h - Exposição de Painéis.

12 às 14h - Intervalo para o almoço.

14h - Mesa Redonda: A Prática da Psicopedagogia no contexto clínico e institucional local.

Psicopedagoga Institucional: Lígia Karina Fernandes de Barros

Psicopedagoga Clínica: Priscilla da Costa Guimarães

O Método Teacch como ferramenta psicopedagógica no atendimento com autistas: Rivalina Maria Macêdo Fernandes

Gestora da escola municipal Moema Tinoco da Cunha Lima: Analene Soares Azevedo

Mediação: Profª. Ms. Márcia Paiva de Oliveira.

15h30 – Coffee Break

16h – Apresentação Cultural

Mais informações pelo e-mail: seminariopsicop.ufpb@hotmail.com  ou pelo telefone (83) 8705-2075.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do CE