Professor do DRI/UFPB recebe Prêmio Capes de Tese 2015

A tese “A resiliência da política de subsídios agrícolas nos Estados Unidos” defendida no ano passado pelo professor do Departamento de Relações Internacionais do Centro Ciências Sociais Aplicadas (DRI/CCSA) da UFPB, Thiago Lima da Silva, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Ciências Políticas e Relações Internacionais. A tese foi orientada por Sebastião Carlos Velasco e Cruz, do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP).

O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, conforme especificado no Edital nº 08/2015, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 09/04/2015.

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 10 de dezembro deste ano, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), às 18h.

A tese

O objetivo não é refutar a análise pluralista “a dominante” da concessão de subsídios agrícolas. É oferecer um ângulo alternativo e complementar para a análise deste fenômeno. O estudo sobre a economia política dos Complexos Agroindustriais (CAIs) demonstra que diversos interesses, incluindo os de Estado, compõem os consensos que ordenam o funcionamento da acumulação capitalista nos referidos Complexos.

As fazendas produtoras de commodities subsidiadas são peças muito importantes para a dinamização de setores intimamente ligados à sofisticada agricultura estadunidense, dos quais destacamos quatro: fornecedores de insumos agrícolas (maquinário, químicos, sementes etc.); processadores (indústria alimentícia e de rações, mercadores); serviços financeiros (crédito, seguros); setor imobiliário (proprietários de terras).

O Estado, por sua vez, é ator interessado neste modelo e não apenas uma arena onde grupos societais travam disputas políticas. Conclui-se (o estudo) que a resiliência dos subsídios agrícolas nos EUA decorre de uma fonte de poder político muito maior e mais difusa do que a que emana das cerca de 40% das fazendas americanas que recebem subsídios.

Thiago Lima da Silva

É professor do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, doutor em Ciência Política pela Unicamp e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação 'San Tiago Dantas' (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Atua como pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Tem interesse nas áreas de Economia Política Internacional, Política Internacional e Política Externa, com foco no Brasil e nos Estados Unidos. Interessa-se, especificamente, por questões agrícolas e de segurança alimentar nas Relações Internacionais.

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7451; página: www.ccsa.ufpb.br/dri.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria