Projeto que tem apoio da Prac recebe prêmio da Câmara dos Deputados

ImprimirImprimir

Experiência é desenvolvida a partir de parcerias entre a Extensão da UFPB, a Universidade Estadual, Rede de Educação Ambiental e a Prefeitura de Sertãozinho

 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados Federais do Brasil acaba de conceder o Prêmio Selo Cidade Cidadã, Edição 2011, ao Projeto Deixe eu cuidar do seu lixo, da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, localizado a 120 KM de João Pessoa.

 

O projeto é desenvolvido em parceira entre a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de sua Coordenação de Programa de Ação Comunitária (Copac), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Educação Ambiental (REA)

 

O prêmio é concedido aos municípios que apresentarem as melhores experiências no manejo de resíduos sólidos (lixo), escolhido entre as oito cidades que participaram do concurso, sendo quatro na categoria até 100 mil habitantes e quatro com mais de 100 mil habitantes. A entrega será no final da XII Conferência das Cidades, a partir das 17h, do dia 30 de novembro, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

 

O projeto de extensão Deixa eu cuidar do seu lixo é coordenado pelo técnico extensionista da UFPB, Tarcísio Valério da Costa. Iniciado em julho de 2010, o trabalho teve como objetivo  a organização social dos catadores vivem da cata no lixão da cidade.

 

Ele informou que, visando a implantação da coleta seletiva de resíduo sólido, de acordo com a Lei 12.305/2010 (Lei de Resido Sólido), foi constituída uma associação e desenvolvidos cursos de capacitação em associativismo; economia solidaria e educação ambiental e cidadania; realização de estudo de mercado; e palestras de sensibilização, através da educação ambiental para comunidade.

 

De acordo com Tarcísio Costa, os trabalhos foram realizados com cerca de 20 catadores e contou com a participação do professor Carlos Berlamino, da UEPB/Campus de Guarabira,  e do Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC – uma  Organização Não-Governamental e a parceria da Secretária de Saúde de Sertãozinho, Márcia Mousinho.

 

Para melhorar os trabalhos dos catadores, recentemente o município enviou um projeto junto a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para captar recursos visando à construção de galpão, aquisição de equipamentos (prensa, transporte, balança, carro de coleta, EPI), uma vez que se pretende aumentar a cobertura da coleta seletiva de material reciclado no município e região.

 

Mais informações pelos telefones (83) 3216-7599 ou pelo e-mail: tarcisio.pb@ibest.com.br.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral