Reitora recebe coordenadora do Centro de Valorização da Vida

ImprimirImprimir

A reitora Margareth Diniz recebeu a Coordenadora do Processo Seletivo para Voluntários (PSV) do Centro de Valorização da Vida (CVV), Maria do Patrocínio. Na pauta estavam os preocupantes dados sobre suicídio (um a cada 40 segundos em nível mundial e seis a sete mortes por 100 mil habitantes no Brasil) e as possibilidades de prevenção que, segundo a Organização Mundial da Saúde, atingem percentual de 90%.

 

No Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, a reitora e a representante do CVV abordaram as possibilidades de parceria de atuação na área, bem como na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela entidade. Entes eles a divulgação do contato telefônico do CVV (141) e do site da entidade: www.cvv.org.br.

 

 
De acordo com dados divulgados pelo CVV, “vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Normalmente as pessoas têm necessidades de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão., ansiedade, medo, fracasso, humilhações”, entre outros fatores.

 

Pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) revela que 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio e destes, 4,8% chegaram a elaborar plano para concretizá-lo. O dado positivo é que, na maioria das vezes é possível evitar o suicídio. E a primeira medida preventiva é a educação e, nela, “o medo de falar sobre o assunto deve ser evitado, para derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”.

 

Também estiveram presentes ao encontro a professora Graça Toscano, da UFPB e Edmundo Barbosa, presidente executivo do Sindicato da Indústria e Fabricação do Álcool na Paraíba, (Sindalcool).

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Derval Golzio / Jéssica Azevedo)
Compartilhar: