Editora UFPB participa de eventos e firma acordo internacional

O mês de setembro foi marcado pela participação da Editora UFPB em eventos que visou a divulgação da produção acadêmica, bem como o aprimoramento de seus métodos e processos. Representada pelo professor Henry Poncio, a Editora participou no dia 2 deste mês do projeto “books in print Brasil”, e que objetivou esclarecer questões acerca de plataformas de metadados para desenvolvimento editorial de e-books no Brasil.

Do dia 3 até 13 deste mês a diretora Izabel França participou de uma série de eventos na “XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro”. Na tarde do dia 4 foi realizada a abertura oficial do estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), associação à qual a Editora UFPB é afiliada.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da diretora da Editora UFPB, Izabel França, também integrante do conselho fiscal da ABEU. À noite, foi lançada no estande da ABEU a Coleção Nordestina, da qual faz parte a obra “A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas”, da autoria do professor Afonso Celso Scocuglia, presente ao lançamento.

Outra participação, com sucesso de vendas, foi a da obra “Práticas de Pesquisas e Abordagens Contemporâneas em Ciência da Informação”, cujo lançamento contou com a presença de uma das organizadoras a professora Leyde Klébia Rodrigues da Silva, e um dos autores da coletânea Jobson Francisco da Silva Júnior.

Uma grande oportunidade gerada na “XVII Bienal Internacional do Livro” foi a realização de um acordo de cooperação firmado entre a ABEU e a Red de Editoriales de las Universidades Nacionales (REUN), com sede na Argentina. O acordo prevê o desenvolvimento de esforços para fortalecer a relação entre Brasil e Argentina, com vistas ao fortalecimento destas duas entidades.

Estão previstos também no acordo o incremento na divulgação do livro universitário entre estes dois países, o intercâmbio para qualificação técnica profissional, a troca de experiências entre as editoras afiliadas à ABEU e as possibilidades de redução de entraves alfandegários, facilitando, assim, a circulação de livros no circuito Brasil-Argentina.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria