Independência da Guiné-Bissau é homenageada por estudantes em João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Comunidade de africanos, sedia o “II Encontro de Estudantes Guineenses na UFPB – 42 anos da Independência da Guiné: história e construção de uma nação”. O evento será realizado desta quarta-feira (23) até o dia 25 deste mês, uma atividade idealizada por estudantes da Guiné-Bissau que na sua primeira edição, em 2014, recebeu graduandos(as) e pós-graduandos(as) de universidades do Nordeste do Brasil.

A abertura será às 19h, no auditório da Reitoria, Campus I em João Pessoa, com a apresentação do Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB, estando a atividade e toda a programação aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral. A palestra de abertura terá como tema o “Processo de Colonização em Guiné-Bissau”, tendo como orador o professor Elio Chaves Flores, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (NEABI-CCHLA), finalizando com a apresentação do grupo da Escola de Capoeira - Afro Nagô.

A programação também consta de palestras, debates, exposições, mostra de filmes  e  oficinas  que caracterizam a história, a arte e a cultura guineenses. A participação do encontro dará direito a certificado com carga horária de 20 horas.

A culminância da comemoração dos 42 anos de independência de Guiné-Bissau será no dia 25, durante a programação da Festa Cultural “Djumbai sabi”, que acontece a partir das 21h, na sede do Sindicato dos Bancários.

Interessados podem fazer suas inscrições no link:

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria