Reitora participa da abertura do II Seminário Pibid e Prodocência

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Margareth Diniz, participou na manhã da quarta-feira (30) no auditório da Reitoria, da abertura do II Seminário Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Prodocência sobre a temática Perspectivas Históricas e Marcos Legais da Formação de Professores no Brasil.

A professora Margareth presidiu a mesa e falou da importância de se investir na licenciatura e seu impacto positivo na formação da educação básica do ensino público fazendo com que a universidade receba alunos mais preparados.

A mesa foi composta também pela Pró-Reitora de Graduação, Ariane Sá, a coordenadora institucional do Pibid/Prodocência, professora Maria Helena Maciel e a coordenadora adjunta de Prodocência/UFPB, Amélia Kanagawa.

Para a coordenação do Pibid e Prodocência é dever do poder público estimular e implementar ações considerando a importância que a escolarização tem para a sociedade e para o progresso e soberania nacionais, e que o Governo não pode se eximir da responsabilidade com a formação do professor. As novas demandas que a sociedade coloca à escola, em função das mudanças econômicas, sociais e culturais do mundo, exigem que os professores e estudantes de licenciatura sejam coautores do seu processo de formação, para tanto reflexões e ações devem ser encorajadas. A construção de uma educação de qualidade não pode prescindir do protagonismo desses atores. É com essa perspectiva que o Pibid e o Prodocência, no âmbito da UFPB, propôs esse momento de discussão no II Seminário sobre a temática Perspectivas Históricas e Marcos Legais da Formação de Professores no Brasil.

O Seminário contou com a palestra sobre Marcos Legais da Formação de Professores no Brasil nas duas últimas décadas, ministrada pela Professora Andreia Silva e a tarde uma mesa redonda com o tema Aspectos Econômicos, Sociais e Políticos dos Marcos Legais da Formação de professores no Brasil a partir da LDB 9394/96 com os debatedores professores Damião de Lima e Ângelo Emílio Pessoa.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)