Reitora participa de abertura do Curso de Formação de preceptores e tutores

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (Nesc/UFPB), em conjunto com o CCS, CCM e HULW, iniciou nesta quinta-feira (15), no auditório 412 do CCHLA, o Curso de “Formação de preceptores e tutores para residências em saúde na perspectiva da educação permanente”, em parceria com diversas instituições de saúde e educação no estado.

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, presidiu a mesa e deu início a solenidade de abertura do Curso de Formação saudando a mesa, composta por representantes da saúde municipal, estadual e Faculdade de Ciências Médicas. Professora Margareth ressaltou a importância da parceria público privada, parabenizou a organização do curso e a importância dos tutores para a qualificação do SUS e complementou sua fala dizendo que a coordenação do Nesc sempre poderia contar com o apoio da reitoria.

Sobre o curso

A proposta do curso de formação é fazer com que as residências rompam com o modelo pedagógico, buscando a construção de formas mais democráticas e dialógicas de ensino na prática profissional, utilizando a criatividade para produzir respostas para os dilemas cotidianos do SUS. Diante desse contexto, a necessidade de capacitação de tutores e preceptores em metodologias ativas vem se apresentando como uma necessidade para o desenvolvimento de soluções educacionais com abordagens construtivas.

Dessa forma busca desenvolver um modelo referencial integrador entre residências em saúde e a rede de serviço de saúde dos municípios João Pessoa e Cabedelo, estado da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba a partir do Núcleo de Estudos em saúde Coletiva e demais Instituições formadoras envolvidas. Para tanto, busca-se oferecer aos trabalhadores da saúde, que desempenham a função de preceptorias de campo ou núcleos das residências em saúde, e aos docentes/tutores a compreensão e ampliação de seus papéis, levando-os a avaliar e refletir sobre suas práticas e fazeres, em consonância com as demandas do SUS.

Os objetivos do curso são promover a reflexão crítica dos processos em trabalho em saúde; contribuir com a orientação das práticas norteadoras do ensino nas residências em saúde e realçar a organicidade da Educação Permanente no cotidiano dos trabalhadores envolvidos com as residências em saúde.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)