UFPB promove curso humanístico para famílias de pessoas com deficiência

A Universidade Federal da Paraíba, por meio do Projeto de Extensão Pró-Mães e em parceria com a Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), promoveu nesta sexta-feira (16), no Auditório da Reitoria, o curso “Gentle Teaching (Ensino Gentil) para Famílias de Pessoas com Deficiência: Uma Pedagogia da Interdependência e do Companheirismo para Aliviar Corações Vulneráveis”.

O curso foi ministrado pelo psicólogo de Portugal, Mario do Carmo Pereira, que é diretor da Associação de Assistência Social de Lafões (Assol). O objetivo foi difundir a filosofia do Ensino Gentil entre professores, estudantes, profissionais e familiares de pessoas com deficiência.

De acordo com o palestrante, essa filosofia também chamada de Pedagogia da Interdependência, vem sendo aplicada por instituições pelo mundo e tem como base a confiança e o amor. “Nesta pedagogia, o fundamental é ensinar as pessoas com deficiência, a partir de sentimentos positivos como o amor. Nós nos preocupamos em ensiná-los a fazer coisas, mas o fundamental é ensiná-las a sentirem-se bem e seguras junto dos professores e familiares”, explicou.

A professora da UFPB, coordenadora do projeto de extensão Pró-Mães, Windyz Ferreira,  destacou a importância dessa nova abordagem na educação. “O objetivo foi trazer para o Brasil essas novas abordagens para que as famílias e comunidades possam introduzir em suas práticas novas formas e atitudes mais humanizadas no dia-a-dia com as pessoas com deficiência”, afirmou.

Pró-Mães

O programa de extensão “Pró-Mães: vozes e empoderamento de mães de pessoas com deficiência” é campo de pesquisa de Doutorado do Centro de Educação da UFPB. O objetivo do projeto é dar assistência às famílias de pessoas com deficiência, conscientizando-as sobre seus direitos. As reuniões acontecem semanalmente com palestras para discutir diferentes questões do universo da pessoa com deficiência. Informações pelo telefone (83)3216-7702, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB.

Foto: Asdef

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria