Violista americana se apresenta em concerto no Campus de João Pessoa

A Série “Concertos Internacionais” do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) apresenta neste sábado (24), concerto especial com a violista Kate Hamilton, professora do Concordia College de Minnesota (EUA), integrando a programação dos 60 anos da instituição. O concerto acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa, às 20h, com entrada franca.

A professora convidada veio ao Brasil especialmente a convite do PPGM da UFPB e se apresenta através de uma parceria artístico-acadêmica que visa estreitar os laços entre as Universidades envolvidas.  Estas parcerias internacionais seguem as diretrizes traçadas pela gestão central da UFPB, no sentido de se ampliar os vínculos com instituições de ponta, dentro do projeto mais amplo de internacionalização da UFPB, colocando-a no patamar de referência e excelência acadêmica.

Kate Hamilton é uma instrumentista extremamente versátil, dedicando-se à atuação como solista e camerista, além de reconhecida pedagoga em sua área de atuação. Recentemente se apresentou na França, Itália, China e Nova Zelândia. No concerto deste sábado ela se apresenta ao lado do pianista José Henrique Martins e o violoncelista Felipe Avellar de Aquino, docentes da UFPB.

Na primeira parte do programa, será apresentada a Passacaglia de Rebecca Clark (para viola e piano), além da estreia sul-americana da obra Song of the Blissful para viola solo, do compositor finlandês Max Savikangas. Na segunda parte, os professores interpretam o famoso Trio em lá menor Op. 114 de Johannes Brahms, em sua versão para viola, violoncelo e piano.

A realização da Série Concertos Internacionais conta com o apoio do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Comissão UFPB 60 Anos, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) e Reitoria da UFPB.

Os artistas:

Kate Hamilton tem sido descrita como uma instrumentista com “um rico som de viola, caracterizado por gosto musical perfeito e liberdade de expressão", (Peoria Times, Illinois, EUA). Recentemente foi solista à frente da Kansas City Civic Orchestra, Cartago Symphony (Costa Rica), Orquestra do Festival de Vale Veneto (Brasil) e da Orquestra de Câmara de Lugano (Buenos Aires). Comprometida com a gravação de novas obras, como também da literatura pouco difundida para a viola, sua discografia pode ser ouvida através dos selos Pacific Records e Vienna Modern Masters.

Destaques da temporada 2015-2016 incluem masterclasses no Conservatório Boccherini (Lucca – Itália), Sydney Conservatory of Music (Australia), recitais na Itália, França, Brasil, China, como também artista convidada do Royal College of Music (País de Gales).

Kate Hamilton começou a tocar viola aos oito anos de idade nas escolas públicas de Buffalo, Nova York. É graduada pelo Oberlin Conservatory e pelo Peabody Conservatory, tendo sido bolsista do Aspen Music Festival. Seus professores incluem Karen Tuttle e Jeffrey Irvine. Atualmente, é professora Associada de viola no Concordia College, em Minnesota (EUA). Mais informações em www.katehamiltonviolist.com.

Felipe Avellar de Aquino, violoncelista paraibano, obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos.  É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester - Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA - violoncelo/performance).  Vem desenvolvendo intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Osvaldo D'Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth.  Como camerista, foi membro do Quarteto Cord'Art, no Brasil, e do Artesan String Quaret, nos EUA. Já se apresentou em diversas capitais brasileiras, como também na Argentina, Itália, EUA e Canadá. Atualmente é professor associado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, aonde leciona Violoncelo e Música de Câmera.

José Henrique Martins,  pianista, é Doutor em Piano pela Boston University - EUA. Tem participações como pianista convidado na Bienal de Música Contemporânea Brasileira; III Festival de Arte e Criatividade (Portugal); Virtuosi Festival de Música; I e II Festivais Internacionais de Música de Campina Grande; VI Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí; Festival Chopin/Schumann (Recife 2010); Festival Liszt/Mendelssohn (Recife2011) e Festival Debussy/Albeniz (Recife 2012). Como solista de orquestra atuou sob a regência de Gustavo de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki e Lutero Rodrigues. É professor de piano nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7005.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI