"10 Dimensões" debate corpo, arte e tecnologia na UFPB

Encontro, promovido por UFPB, IFRN e Fapern, debaterá as relações entre corpo, arte e tecnologia com realização de mini-cursos

Imagem em movimento e seus campos de ação. Essa é a temática do encontro “10 Dimensões – Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia – Ciclo 2”, que será realizado nestas quinta e sexta-feira (24 e 25), no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. Promovido pela UFPB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), o evento dará continuidade às atividades de qualificação local para a constituição de agentes e protagonistas visando à realização de eventos locais e regionais na área de arte e tecnologia. Também serão oferecidos mini-cursos relacionados ao audiovisual.

Na abertura, às 17h30, haverá uma abordagem sobre “Dimensão Cinemática”. Os palestrantes debaterão sobre o campo da imagem em movimento a partir de três vetores: como novos cinemas e como imagem em movimento em um campo espraiado e, ainda, do ponto de vista da produção de artefatos tecnológicos para transmissão e interatividade na área.

Também será apresentada a experiência do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) UFPB como produtor de artefatos tecnológicos para transmissão e interatividade em espetáculos de dança telemática, jogos interativos e telemedicina.

O evento prossegue nos dias 8 e 9 de dezembro, com a realização do 14º encontro, intitulado “Dimensão do lugar e do espaço”, que tratará da complexidade da experiência do espaço e do lugar proporcionada pelas novas tecnologias, especialmente as mídias locativas.

Pré-inscrições e informações no site: http://www.10dimensoes.net.

Programação:

Dia 24 – 17h30

Palestras com Jane de Almeida, da PUC/SP (“Cinemas Contemporâneos”) e Tatiana  Aires Tavares, do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB (“O desenvolvimento de tecnologias digitais voltadas a interação e visualização remota”)

Dia 25 – 15h

Minicursos simultâneos com Jane de Almeida (“Estratégias da imagem nos novos cinemas”) e Maria Helena Braga e Vaz da Costa (“Imagens da Metrópole e Narrativas Cinemáticas”)

16h30

Palestra com Christine Mello (“Cinemáticas no contexto contemporâneo”)

17h30

Mesa-redonda “Novas cinemáticas e seus dispositivos”, com Jane de Almeida, Christine Mello e Maria Helena Braga.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho