Espetáculo produzido por professora e servidora da UFPB ganha prêmios

ImprimirImprimir

O espetáculo “Sakura”, produzido pelos grupos Jampakoto (direção da professora da UFPB, Alice Lumi), e Engenho Imaginário (coordenação da diretora de Artes Cênicas da TV UFPB, Valeska Picado), foi destaque  no Projeto Aldeia Sesc Paraíba. O espetáculo ganhou os prêmios de melhor sonoplastia e de melhor iluminação do evento que ocorreu de 19 a 23 deste mês no Teatro do Sesi em João Pessoa.

 

“Sakura” é um espetáculo de improvisação em dança e música, produzido por grupos vinculados à UFPB.  O tema do espetáculo é a renovação da vida. A apresentação é composta de duas partes: o primeiro movimento apresenta o inverno e o segundo traz o desabrochar da flor de cerejeira.

 

Em Japonês Sakura é a flor de cerejeira. A representação da passagem da morte para a vida, representada no espetáculo, baseou-se no Salmo 30:5 (parte B) da passagem bíblica “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

 

O espetáculo “Sakura” tem os seguintes componentes: Alice Lumi - dança e koto; Fernando Pintassilgo - flauta chinesa, japonesa e flauta transversal; Mayara Satomi - koto; Valeska Picado e Nana Vianna - dança e Itamira Barbosa - luz e projeção.

 

Sobre os grupos

 

Criado em 2011, Jampakoto é um grupo musical coordenado pela professora Alice Lumi, do Departamento de Música da UFPB, que utiliza basicamente instrumentos orientais tradicionais, como o koto e a flauta chinesa.

 

O grupo Engenho Imaginário foi criado em 2007, e desde então vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de teatro, dança, circo, música e audiovisual. A coordenação do grupo é da servidora Valeska Picado, diretora de Artes Cênicas da TV UFPB.

 

Aldeia SESC

 

É um evento que proporciona à comunidade em geral a apreciação de diferentes linguagens artísticas.

 

Vinte e cinco grupos de teatro e dança estiveram mobilizados durante o evento promovido pelo Setor de Cultura do SESC Centro João Pessoa, bem como os públicos afins de variados perfis sociais, participaram das oficinas, debates, concertos, mostras de literatura e cinema.

 

Durante o evento, ainda foram homenageados: - o artista plástico Fred Svendsen, pintor, desenhista, gravador, escultor, designer. Um dos mais prolíficos artistas do Estado da Paraíba, interagindo não apenas nas artes plásticas, mas com diversas outras linguagens e expressões culturais. - Geraldo Rocha Júnior, professor do Departamento de Música da UFPB, ensinando nos cursos de extensão e graduação. Tem extensa experiência como regente de coral. É o regente titular desta Orquestra desde 1999, quando era denominada Orquestra Infanto-Juvenil da UFPB. Foi também o Chefe do Departamento de Música.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: