Violeiro Ivan Vilela é a grande atração do Projeto Música do Mundo

A Universidade Federal da Paraíba recebe, desta quarta-feira (4) até sábado (7), o violeiro mineiro Ivan Vilela (foto), que fará palestra, lançamento de livro, apresentações e oficina de viola caipira. A programação, que acontecerá na Sala de Concertos Radegundis Feitosa e no auditório Gerardo Parente, no Campus de João Pessoa, faz parte das comemorações dos 60 anos de fundação desta instituição.

Regido pelo maestro Carlos Anísio, o Concerto Ivan Vilela, OSUFPB e Convidados será realizado na sexta-feira (6), a partir das 20h, na Sala de Concertos José Siqueira, dentro do Projeto Música do Mundo. O evento é uma parceria do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB e a Fundação Espaço Cultural (Funesc). Haverá participação da Camerata Filipéia e dos professores do Departamento de Música da UFPB (Demus), Heleno Feitosa (sax xoprano) e Daniella Gramani (voz).

A programação com o músico Ivan Vilela acontecerá no Demus, nos dias 4 e 7, Já o lançamento do livro “Cantando a Própria História: Viola Caipira e Enraizamento”, acontecerá na quinta-feira (5), na sede social da ADUFPB, na praia de Cabo Branco.

Quarta-feira (4)

9h

Palestra: Canonizações e Esquecimentos na Música Popular Brasileira

Auditório Prof. Gerardo Parente.

Quase todo o estudo da musicologia brasileira é voltado aos movimentos ou acontecimentos musicais que, no momento em que surgiram, foram vistos ou entendidos como mais relevantes. O olhar da crítica para estes acontecimentos musicais orientou toda uma série de estudos posteriores que resultaram na valorização de alguns e no esquecimento de outros movimentos que foram tratados como não menos importantes ou pouco musicais. Nesta palestra, veremos quais as razões dessas canonizações e conheceremos alguns aspectos da vasta produção musical brasileira, de alta qualidade, que caiu no esquecimento, como a música caipira, o baião e “regionalismos”.

15h

Mesa Redonda: Desafios e Possibilidades dos Cursos de Música Popular na Universidade Brasileira

Sala de Reuniões do CCTA.

A partir de 1989, a criação do Bacharelado em Música Popular na UNICAMP, suscitou o surgimento de diversos cursos de MPB nas universidades públicas e privadas em todo Brasil. Os conflitos e aceitações, de parte a parte, das especificidades e similaridades da Academia com a tradição da cultura musical brasileira, merecem reflexões que busquem atender às demandas da contemporaneidade e do legado histórico da MPB e incidam efetivamente nos programas de formação em música das nossas universidades.

Quinta-feira (5)

20h

Lançamento do livro: Cantando a Própria História: Viola Caipira e Enraizamento

Sede Cultural da ADUFPB - Praia do Cabo Branco.

“O nome de Ivan Vilela está associado, no mundo dos que amam nossa música popular, a um extraordinário virtuose da viola caipira, que não só nos deu a conhecer a melhor tradição do seu instrumento como compôs melodias de beleza e vibração inesquecíveis. A obra que o leitor tem pela frente desvenda a outra face de Ivan Vilela: o solista e compositor comparece aqui como o intelectual que pensa a sua arte e a situa no contexto maior das 'culturas brasileiras', como prefiro chamar a rede complexa de valores e formas vividas pelo nosso povo.” Assim Alfredo Bosi apresenta o autor e o livro no prefácio de Cantando a Própria História. Ivan Vilela estuda a evolução da viola desde suas origens árabes e ibéricas até os dias atuais, detalhando aspectos técnicos do instrumento, a riqueza de variações, as afinações, para em seguida voltar seu olhar para o violeiro em seu processo de passagem da zona rural para a urbana. O livro é acompanhado do CD Paisagens, no qual o compositor executa músicas de sua autoria e de outros compositores.

Sexta-feira (6)

20h

Concerto: Ivan Vilela, OSUFPB & Convidados - Série Música do Mundo

Sala de Concertos José Siqueira