Projeto de extensão da UFPB realiza atividades no Castelo Branco

ImprimirImprimir

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Coletivo Maracastelo que é contemplado pelo Projeto de Extensão (PROBEX) da UFPB vai realizar, neste sábado (7), o “Bazar Cultural”, na sede da Associação dos Moradores do Conjunto Castelo Branco (AMCAB), ao lado do Mercado Público local.

 

A programação começa a partir das 10h, e a entrada é gratuita. O público poderá participar de uma oficina de Geo Tinta, ministrada por Rafa Pereira ; Aulão de Yoga, com a instrutora Roberta Monique. Às 16h30 será exibido o documentário: “Tarja Branca - A Revolução que Faltava”, um filme que retrata o direito de brincar das crianças.  

 

Além disso, os participantes vão ter a oportunidade de conferir uma “Oficina de Turbanteria”, e do bazar com vendas de roupas e acessórios.

 

A partir das 18h a programação prossegue com o pré-lançamento do CD “A Crônica dos Esquecidos”, com os Menestreis MCS.  Os participantes das atividades ainda vão conhecer as atividades dos grafiteiros com o Grafite Art.

 

As atrações musicais são o Jongo, Maracatu, Coco de Roda, Discotecagem e a Batalha de Break.

 

Sobre o Maracastelo

O Coletivo  Maracastelo  é contemplado pelo Projeto de Extensão PROBEX/UFPB, “Maracastelo – Manifetações Tradicionais Afro-brasileiras no Bairro Castelo Branco – João Pessoa/PB: implementando a Lei 10.639/03 em espaços públicos de educação não formal”. O projeto Maracastelo se propõe a trabalhar com afroeducação em espaços formais e não formais.

 

Através de vivências e brincadeiras oriundas das manifestações tradicionais brasileiras e afro-brasileiras como o maracatu, jongo, cacuriá, coco, etc. O Maracastelo estimula o debate e a reflexão dos temas acerca da Lei 10.639 da LDB, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. De maneira lúdica se dá um aprendizado comprometido com a diversidade, alteridade, criticidade contra qualquer tipo de preconceito e afirmando a identidade cultural brasileira.

 

Contatos pelo telefone: (83) 3506-9985.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: