Reitora participa de abertura do Seminário sobre Universidade e Ciberdemocracia

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, participou na manhã desta segunda-feira (09) da abertura do seminário “A Universidade e a Ciberdemocracia em Questão”, na Tenda do Sebrae/Governo do Estado, instalada noInternet Governance Forum –IGF( Fórum Mundial de Governança da Internet), que acontece no Centro de Convenções da Paraíba.

A Reitora ressaltou a importância da universidade visto que a internet está presente nos três eixos (ensino, pesquisa e extensão) e que a UFPB está engajada no debate em torno da gestão da rede mundial de computadores. Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, também presente a abertura, parabenizou a iniciativa das pós-graduações na realização desse evento e a importância dos temas a serem debatidos.

O evento tem como objetivo discutir a perspectiva da cidadania democrática mundial à luz do desenvolvimento das novas tecnologias digitais.  Debater o aprimoramento da ciberdemocracia como um processo de aprendizagem aberto através do aprofundamento do conhecimento e a formação de opiniões individuais, analisar e propor experiências de diminuição do fosso digital pelo desenvolvimento da educação e o desenvolvimento humano, além da abordagem de temas como governo eletrônico, segurança das informações, inclusão e diversidade na internet. As palestras serão feitas por professores de cinco programas de pós-graduação da UFPB.

Participam do evento pesquisadores, discentes, de graduação e pós-graduação, gestores públicos, profissionais de TI e interessados nos eixos temáticos propostos. O seminário é aberto ao público, com acesso gratuito.

Promovem o Fórum o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV), Programa de Pós – Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Programa de Pós – Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA), Programa de Pós – Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) e Programa de Pós –Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA).

Programação completa:
Mesa Redonda 1 – E-Gov
Prof. Éder Dantas (MPPGAV)
Prof. Guido Lemos Souza(PPGI/PPGCCA)
Prof. Wagner Junqueira (PPGCI/MPGOA)

Mesa Redonda 2 – Cibersegurança
Profa. Edna Brennand(MPGOA/PPGCCA)
Prof. Gustavo Rabay (PPGCJ)
Prof. Melisa Ramos (PPGCJ)

Mesa Redonda 3 – Ciberdemocracia e Inclusão
Profa. Ana Paula Romão (MPPGAV)
Prof. Tiago Maritan (PPGCCA)