Servidora participante do PQI/UFPB é premiada no 21º Webmedia

A servidora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Manuella Aschoff Lima, recebeu o prêmio “Best Paper in the Multimedia Track” pela relevância social do seu artigo intitulado “Incorporation of Syntactic-Semantic Aspects in a LIBRAS Machine Translation Service to Multimedia Platforms”. A premiação fez parte do 21º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) realizado de 27 a 30 de outubro na cidade de Manaus/AM.

Manuella defendeu o seu mestrado em agosto deste ano, no âmbito do Plano de Qualificação Institucional (PQI) e atualmente é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Televisão Digital – NPE / Lavid. Parte dos resultados de sua pesquisa produziu o artigo, publicado no 21º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). O artigo teve com autores Manuella Aschoff Lima, Tiago Maritan e Erickson Silva, todos integrantes do NPE Lavid envolvidos na pesquisa da Suite VLibras – que é um projeto de pesquisa  que visa permitir que conteúdos em LIBRAS possam ser gerados automaticamente em Desktops, dispositivos móveis e plataformas Web, tornando-as acessíveis para pessoas surdas.

Em 2013, a Magnífica Reitora, Profa. Dra. Margareth Diniz, através de uma parceria entre as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa–PRPG e de Gestão de Pessoas-PROGEP, abriu a possibilidade de adesão dos Programas de Pós-Graduação da instituição ao Plano de Qualificação Institucional-PQI (criado pelo CONSUNI através da Resolução Nº 17/2013). Desde então, o PQI vem qualificando em nível stricto sensu servidores da UFPB em diversas áreas do conhecimento. Este projeto surge como uma política assertiva que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)