Seminário de cinema exibe filmes nacionais e internacionais

O Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC), o Curso de Cinema e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam o “Seminário Internacional: Cinema e a Experiência Varan”. O seminário recebe o apoio da Coordenação de Extensão (Coex) da PRAC. É um balanço de uma cooperação técnico-artística que aconteceu nos anos 1980 na Universidade e agora é tema de uma reflexão aprofundada com seus principais protagonistas e cientistas.

O coordenador do Nudoc, professor João de Lima, ressalta a participação no evento dos professores Michel Marie e Etienne Samain, que também traz filmes inéditos realizados por paraibanos em Paris, a começar pelo filme de Pedro Santos, “A crise é geral”.

O Seminário

Este seminário é mais uma realização da parceria da UFPB com a BALAFON (Mostra Jean Rouch-2010; Mostra Pierre Perrault-2012) no intuito de tornar acessíveis ao público interessado obras cinematográficas e reflexões especializadas, vindas de outras regiões do Brasil e do Mundo.

O cinema praticado no âmbito dos Ateliers Varan (sediados na França, com núcleos de produção nos mais diversos países) é especialmente celebrado com este Seminário, na medida em que a cooperação França-Brasil estabelecida em 1979, no reitorado do professor Lynaldo Cavalcanti, permitiu que alunos da UFPB frequentassem as primeiras turmas de formação Varan em documentário, no início dos anos 1980.

O Seminário constitui, fundamentalmente, uma preparação para a Mostra e Colóquio Varan, evento mais amplo e de maior abrangência, previsto para março de 2016. O evento se inscreve no âmbito das comemorações pelos sessenta anos de fundação da UFPB que se comemora este ano

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail seminariovaran2015@gmail.com com o nome/curso-ocupação/telefones.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 11 de novembro

14h30 – 17h – Mostra de filmes

A crise é geral (Pedro Santos) 9’

La Commission de la Vérité (André Van In) 138’

NOITE

19h30 – 21h30 – Abertura

Michel Marie (Sorbonne Nouvelle) e Juliana Araújo (BALAFON)

MOSTRA E COLÓQUIO VARAN: UMA INTRODUÇÃO

Dia 12 de novembro

14h30 – 17h – Mostra de filmes seguida de debate com professores

Carta a Pedro (João de Lima) 21’