Regina Bôtto Targino recebe título de Professora Emérita

A comenda foi entregue pelo Reitor da UFPB, Rômulo Polar, nesta quinta-feira; o título foi aprovado por unanimidade em assembleia do Conselho Universitário

Em solenidade realizada às 19 horas desta quinta-feira (24), no auditório da Reitoria, o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, entregou o título de Professora Emérita à Regina Rodrigues Bôtto Targino. A concessão da comenda foi aprovada por unanimidade em assembleia do Conselho Universitário.

“Este título muito me honra e engrandece. Pois entro para a história da enfermagem e da instituição (UFPB). Recebo este título de Professora Emérita com muita humildade, em nome de todas as enfermeiras que à época lutaram e estiveram ao meu lado e batalharam pelas causas da enfermagem fazendo com que ela avançasse e tivesse o desenvolvimento técnico-científico que tem hoje”, declarou a professora Regina em seu discurso.

Regina Rodrigues Bôtto Targino é professora do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde e doutora pela Universidade de Madri (Espanha), com a tese "Representações Sociais da Didática". Tem livros publicados e trabalhos que muito contribuíram com o reconhecimento da Enfermagem no campo científico.

A concessão do título foi proposta pela professora do Departamento de Enfermagem do CCS, Zoraide Margaret Bezerra Lins, que fez a saudação à homenageada perante um auditório lotado, quando enalteceu as qualidades pessoais da homenageada, de quem foi aluna, e a sua contribuição científica que ofereceu tanto à UFPB como à Paraíba.

A homenageada

A professora Regina Rodriguez Bôtto Targino, casada com Itapuan Bôtto Targino, tem três filhos: Marielza, Estevam e Itapuan Filho. Em 1º de Março de 1968 foi admitida para a Faculdade de Enfermagem da UFPB, habilitando-se como Professora de Enfermagem de Saúde Pública. Realizou o Curso de Mestrado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, pela Escola Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro.

Cursou Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, tendo concluído em Maio de 1982. Realizou o Curso de Mestrado em Educação, ministrado pelo Centro de Educação da UFPB, tendo defendido dissertação sob o título; “Visão Sócio-Antropológica da Parteira Curiosa - dimensões política, educativa, terapêutica - rezas, ritos e ervas.” concluído em maio 1995 com distinção.

Concluiu doutorado em Filosofia e Didática na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madri, em 01 de Julho de 2002, defendendo a tese “Representações Sociais da Didática, construída por Professores e Alunos”, aprovada pelo Tribunal de Teses daquela instituição, por unanimidade, com nível “sobresaliente com Lauder”. Sendo esta sua trajetória de formação acadêmica.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias