UFPB oferece Curso de Extensão para jovens do Semiárido Paraibano

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por intermédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, em conjunto com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vão realizar processo seletivo para o preenchimento de vagas destinadas ao Curso de Extensão: “Formação Sócio-histórica de Jovens Camponeses para Inovação Tecnológica no Semiárido Paraibano”.

As inscrições serão realizadas de forma presencial até às 17h do dia 8 de dezembro, junto as seguintes organizações: Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira no Sítio Imbaúba na Zona Rural de Lagoa Seca; e nos Escritórios da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforam Agrária na Paraíba LTDA (Cooptera) no Sertão – no município de Patos e no Cariri - na cidade de Monteiro.

Para se inscrever o candidato deve apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia de RG e CPF; e certidão ou diploma de conclusão do ensino médio. Caso selecionado, o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, dados de conta corrente no Banco do Brasil, individual e ativa, exclusivamente no nome do candidato.

Serão ofertadas 30 vagas para bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), distribuídas entre jovens de 15 a 18 anos, para portadores de diploma e/ou certificado de conclusão do ensino médio, preferencialmente residentes ou que atuem social e/ou profissionalmente nos territórios semiáridos do Estado da Paraíba.

O processo seletivo constará de análise documental, entrevista e redação realizadas no ato da inscrição e versarão sobre a necessidade de pessoas que promovam o desenvolvimento agrário sustentável, solidário, inovações tecnológicas, ações para a juventude e agroecologia no Semiárido Paraibano. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro.

O curso de extensão visa contribuir com a inserção social na busca da autonomia intelectual e econômica de jovens do campo, oriundos dos territórios semiáridos do estado da Paraíba. Essa proposta metodológica segue os princípios da Pedagogia da Alternância, em que os jovens passarão por formação teórica e prática nos tempos Comunidade e Escola.

Detalhes sobre o curso de extensão no Edital nº 2 do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) no endereço eletrônico http://www.cchla.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216-7339.

Foto: Allison Isidro

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo