João Pessoa e Campina Grande realizam eventos sobre Prestes

As cidades de João Pessoa e Campina Grande vão receber a partir desta terça-feira (17) o evento “Conjuntura e Futuro: O Ideal Social e o Legado de Prestes” sobre Luis Carlos Prestes, integrante do Partido Comunista perseguido e exilado, conhecido como o Cavaleiro da Esperança.

A atividade para lembrar a trajetória de Luis Carlos Prestes é uma realização conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) e de Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e também da Associação Paraibana de Imprensa (API).

O evento contará com a palestra da viúva Maria Prestes, com quem Luis Carlos Prestes viveu 40 anos, os filhos Luis Carlos Prestes Filho e Mariana Prestes, e a neta e socióloga Ana Prestes. Além disso, com apoio da Fundação Maurício Grabois haverá uma exposição sobre a Coluna Prestes no Brasil, que percorreu 15.000km, indo do Rio grande do Sul ao Norte do país.

Pela manhã nesta terça (17), às 10h, em Campina Grande, a programação tem início com o apoio da UEPB e Associação Campinense de Imprensa (ACI), com palestra no auditório do Museu Assis Chateaubriand (MAC). À noite, a programação segue em João Pessoa, com abertura, às 19h, de exposição na Pinacoteca, localizada na Biblioteca Central da UFPB, e palestra, às 20h, com debate, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), onde haverá também exposição e venda de livros.

A programação continua na quarta-feira (18), às 9h30, em João Pessoa, onde a Comissão da Verdade reúne os familiares de Prestes no auditório da Associação Paraibana de Imprensa (API), na Rua visconde de Pelotas, 149 em João Pessoa, para gravação de depoimentos dos convidados e entrevistas.

Outros detalhes sobre a programação na Associação Paraibana de Imprensa pelo telefone (83) 3241-4633.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo