João Pessoa e Cabedelo recebem recitais e oficinas de canto coral

Projeto Cultura Oriental apresenta o espetáculo musical com o Coro Hatsuhinode em “Canto de (alg)um lugar”. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (20), às 20h, no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo e no sábado (21), às 20h, na sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa.

Antes dessas apresentações, será realiza uma “Oficina Coral” nesta quarta-feira (18), às 14h, na Escola Estadual Imaculada Conceição, em Cabedelo; e outra quinta-feira (19), às 13h, na Sala Aruanda, no CCTA.

Contemplado pelo Edital do FIC/2015, o projeto "Canto de (alg)um lugar" compreende duas oficinas de canto coral e duas apresentações, em Cabedelo e João Pessoa. O recital é dividido em três blocos conforme as poéticas do entre lugar, do lugar da água e da saudade, cantando a preservação, a natureza e sentimentos voltados para um devir ideal.

O espetáculo conta com a coordenação de Fabio Xavier, concepção e direção de Alice Lumi (musical), Valeska Picado (cênica), regência de Onivaldo Junior e monitoria de Renata Azevedo.

Sob a iniciativa de Alice Lumi, o coro integrado por e alunos e professores da UFPB, surgiu em 2004, quando participou do Primeiro Recital de Música Japonesa na Paraíba. Além de cantar em feiras, mostras e encontros de comunidades japonesas, culturais, acadêmicas e de corais no Nordeste e Sudeste– chegou a representar o Nordeste na comemoração do centenário da imigração, em São Paulo.

O coro “Hatsuhinode (primeiro alvorecer)” atua em projetos sociais ou culturais em hospitais, asilos, escolas e universidades, em João Pessoa. Após interrupção de dois anos o coro retomou em 2010, integrado por membros da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB).

Desde 2011 é uma das atividades centralizadoras do Projeto Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas, uma parceria entre a ACBJ-PB e o Programa de Extensão da UFPB, pelo qual recebeu o premio Elo Cidadão em 2014.

O espetáculo se realiza graças ao Patrocínio: Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos / Secretaria de Estado da Cultura / Governo da Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria